CI

O gene OsNAC5 no arroz contribui para a tolerância à seca 

Plantas de  arroz transgênicas que superexpressam OsCCR10 exibiram maior tolerância


Foto: Pixabay

A seca é um dos estresses abióticos mais destrutivos que afetam o desenvolvimento e a produtividade das lavouras. Cientistas da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, relataram o aumento da tolerância do arroz à seca por meio do acúmulo de lignina nas raízes. Estudos anteriores mostraram uma ligação entre a produção de lignina e a tolerância à seca, mas os mecanismos moleculares ainda não foram identificados. Suas descobertas foram publicadas no Plant Biotechnology Journal. 

Os pesquisadores estudaram o papel do gene do arroz CINNAMOYL-CoA REDUCTASE 10 (OsCCR10). Eles descobriram que esse gene é ativado diretamente pelo fator de transcrição OsNAC5, que medeia a tolerância à seca por meio do controle do acúmulo de lignina. Os níveis de transcrição de OsCCR10 aumentaram em resposta a estresses abióticos, como seca, alta salinidade e ácido abscísico . As transcrições foram encontradas nas raízes em todos os estágios de desenvolvimento. 

Plantas de  arroz transgênicas que superexpressam OsCCR10 exibiram maior tolerância à seca nos estágios vegetativos de crescimento e com maior eficiência fotossintética, menores taxas de perda de água e maior conteúdo de lignina nas raízes em comparação com suas contrapartes não transgênicas. Além disso, os   mutantes knock-out OsCCR10 mediados por CRISPR-Cas9 mostraram uma redução no acúmulo de lignina nas raízes e uma menor tolerância à seca. 

“A seca é um estresse abiótico comum para as plantas terrestres e frequentemente afeta o desenvolvimento e a produtividade da cultura. Estudos recentes sugeriram que a lignina desempenha um papel crucial na tolerância da planta à seca; no entanto, os mecanismos moleculares subjacentes ainda são amplamente desconhecidos. Aqui, relatamos que o gene CINNAMOYL-CoA REDUCTASE 10 ( OsCCR10 ) do arroz ( Oryza sativa ) é diretamente ativado pelo OsNAC5fator de transcrição, que medeia a tolerância à seca por meio da regulação do acúmulo de lignina”, diz o relatório. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.