CI

O gerenciamento da frota de máquinas pode estar na palma da mão

CASE lança nova tecnologia para monitoramento de máquinas


CASE lança nova tecnologia para monitoramento de máquinas: SiteWatch™ faz parte do Case Care, ferramenta integrada entre cliente, distribuidor e fábrica para gerenciamento de frota, e dispõe de aplicativo para iPad, otimizando o acesso a dados do equipamento para monitoramento em campo e fora do escritório.

A Case Construcion Equipment, uma das marcas líderes em vendas de máquinas de construção no Brasil, lança um novo sistema telemático de gerenciamento de frota, o SiteWatch™. Responsável pela captura das informações de desempenho e posicionamento da máquina, o novo sistema disponibiliza informações importantes de operação em tempo real, facilitando sua tomada de decisão, garantindo maior eficiência dos equipamentos e custos operacionais mais baixos.

O novo sistema foi desenvolvido pela própria marca e faz parte de uma ferramenta mais ampla de gerenciamento de frotas, o Case Care, criado pela Case Construction em 2009. O Case Care engloba ainda o programa de análise de fluidos System Gard, planos de manutenção preventiva e histórico do equipamento.

“Nos últimos anos, a área de pós-venda foi uma das que mais recebeu investimentos em desenvolvimento de tecnologias e metodologias de trabalho”, revela Carlos França, gerente de Marketing da CASE.

Segundo ele, os serviços de pós-vendas já não são mais valorizados somente pelos grandes frotistas. “A máquina bem-cuidada produz mais, dá menos manutenção e tem valor de revenda maior. E os clientes pequenos também estão mais atentos a essas questões. Prova disso é que um dos nossos concessionários tem o maior número de planos de manutenção entre clientes pequenos”.

Economia e segurança na operação

O SiteWatch™ permite comparar o desempenho de várias máquinas, estabelecer tendências de consumo de combustível, receber indicadores de desempenho, análises de tempo ocioso, intervalos de manutenção programada, relatórios de integridade e alertas de segurança programáveis. Essas informações são disponibilizadas ao dono da máquina e ao concessionário, que, com um profissional especializado, vai sugerir ajustes e preparar manutenções customizadas.

“Esta tecnologia representa um novo patamar de gerenciamento de frota, deixando de lado as adivinhações e a pequena precisão das análises manuais para chegar a um nível de detalhamento minucioso, capaz de apontar não só a necessidade de manutenção, mas de outras particularidades da operação e desempenho das máquinas, chegando até a sugerir treinamentos específicos para os operadores”, esclarece França.

Funcionamento

O SiteWatch™ está dividido em três componentes principais. O primeiro é o Módulo de Controle: um modem de comunicação do hardware de bordo que coleta informações como localização da máquina, produtividade, eficiência em combustível, necessidades de manutenção e parâmetros de integridade operacional e envia as informações ao portal da web do usuário.

O segundo componente do sistema é o plano de assinatura, com dois módulos disponíveis: básico e avançado. A melhor escolha varia conforme a necessidade em termos de quantidade de dados ou detalhamento de informações. A assinatura básica usa as principais entradas do teclado, detecção de movimento e rastreamento GPS para gerar várias informações e relatórios. Já a assinatura avançada acrescenta dados personalizados de controle e informações exclusivas com dados da rede CAN-bus, não disponíveis em outros sistemas telemáticos.

O terceiro componente é uma interface baseada na web, que proporciona acesso aos dados e relatórios da máquina a partir de qualquer computador com acesso à internet, a você e ao seu concessionário, permitindo a gestão remota da frota.

“Com a assinatura avançada do sistema é possível monitorar 12 parâmetros, incluindo a possibilidade de personalizar alguns deles de acordo com a necessidade. Nesse formato, um novo relatório é gerado a cada dez minutos, criando um panorama preciso das atividades. O plano básico conta com a análise de seis parâmetros e os relatórios são gerados a cada duas horas”, informa.

Aplicativo para Ipad

O aplicativo SiteWatch ™ para iPad já está disponível na loja do iTunes da Apple. A grande vantagem do aplicativo é permitir o gerenciamento da frota, com dados detalhados, como desempenho, produtividade e manutenção, onde quer que o responsável pela frota esteja: em outra região a trabalho ou em férias, na estrada ou em campo. “O aplicativo é uma comodidade e também um meio de tornar o gerenciamento da frota mais eficiente, reduzindo os custos operacionais nas empresas”, ressalta França.

O aplicativo para iPad SiteWatch permite:
  • Rever detalhes da frota e localizar máquinas
  • Rever e criar áreas demarcadas
  • Verificar a utilização e as durações de estado de trabalho (repouso, alta carga de trabalho etc..)
  • Rever o estado dos alarmes recebidos dentro de um período de tempo selecionado
  • Rever e analisar o consumo de combustível
  • Monitorar a saúde da máquina através do relato dos principais parâmetros estabelecidos dentro da aplicação Web.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.