CI

O panorama da batata no Paraná

Produção brasileira em 2015 atingiu 3,66 milhões de toneladas


Produção brasileira em 2015 atingiu 3,66 milhões de toneladas

Frita, assada, conservada, in natura, congelada, farinha ou fécula. O enorme leque na forma de consumo coloca a batata como um dos produtos do agronegócio mais requisitados pelas indústrias e consumidores. Por conta do multiuso, o tubérculo, cultivado na maioria dos países, é o quarto alimento mais consumido no mundo, atrás do leite e derivados, trigo e arroz. Em nações em desenvolvimento, principalmente as asiáticos, a produção tem aumentando.

Por aqui, a produção brasileira em 2015 atingiu 3,66 milhões de toneladas, sendo que 88% saíram dos campos das regiões Sudeste (1,88 mi/t) e Sul (1,35 mi/t), de acordo com dados do trabalho “Panorama de mercado das principais atividades da agropecuária paranaense”, desenvolvido por técnicos do Sistema FAEP/ SENAR-PR. Minas Gerais ocupa o posto de maior produtor nacional, com 1,21 milhão de toneladas, seguido pelo Paraná (826,9 mil t), São Paulo (656,4 mil t) e Rio Grande do Sul (399,5 mil t).

Diante deste cenário de alta demanda por parte do mercado consumidor, a batata é produzida praticamente o ano inteiro nos campos do Paraná. Dependendo da região, a cultura tem o plantio da primeira safra entre agosto e novembro, com a colheita de novembro até abril. Já a segunda temporada começa com a semeadura em janeiro até julho e colheita entre março e setembro.

Os produtores paranaenses plantam o tubérculo de formas específicas para atender mercados distintos. A batata in natura, também conhecida como de mesa, tem variedade, tratamento fitossanitário e adubação diferentes da produzida para a indústria.

“Geralmente os produtores se especializam em batata de mesa ou para a indústria. O produto destinado ao consumidor final leva em consideração o formato e a beleza de pele. Já para o processamento precisa ter teor de sólido e massa seca dentro dos parâmetros estabelecidos para a fritura”, explica o engenheiro-agrônomo Eduardo Yamamoto, consultor em batata há 16 anos e produtor há cinco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.