CI

O Pantanal que nos enche de orgulho

O Pantanal sul mato-grossense é rico também na diversidade do público rural


Neste sábado (12) foi comemorado o Dia do Pantanal. Considerado a maior planície inundável do planeta, o território é essencial para o fornecimento de água, estabilidade do clima e conservação do solo de grande parte do país. Dizem que no Pantanal tudo vem do ciclo das águas: a vida, o alimento e a moradia. Quem corrobora a afirmação é o delegado federal do Desenvolvimento Agrário do Mato Grosso do Sul, Dorival Betini. “O Pantanal sul mato-grossense é rico também na diversidade do público rural. Aqui temos agricultores tradicionais, assentados da reforma agrária e do crédito fundiário, indígenas, quilombolas, pescadores e extrativistas”, diz.  

Ao destacar a relevância do Pantanal para a sociedade, Dorival Betini faz questão de mencionar a presença da agricultura familiar como um fator importante para a região. “Este setor está presente em todos os municípios do Pantanal”, afirma. “Eles participam ativamente na economia, na cultura, no desenvolvimento e na geração de emprego e renda da localidade”, completa o delegado.  

Ele enfatiza que, dentro das políticas públicas da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) têm grande aceitação no território do Pantanal. A região é formada pelos municípios de Corumbá, Ladário, Porto Murtinho, Caracol, Miranda e Aquidauana.

Presença da agricultura familiar
De acordo com o Censo da Agricultura Familiar de 2006, o Brasil tem mais de 4,5 milhões estabelecimentos de agricultura familiar. Um exemplo dessa força de trabalho está localizado no Pantanal, especificamente no município de Corumbá (MS), onde a Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Corumbá, Ladário e Região tem aproximadamente 50 cooperados cadastrados. 

A cooperativa vende parte da produção pelo PAA.  Por meio do programa, mais de 80 mil quilos de laranjas são vendidos por ano.  O presidente da cooperativa, Francisco Expedito da Silva, conta que ter esse comércio garantido é gratificante.  “Tudo que produzimos é vendido, e só de pensar que nossos alimentos serão entregues para as escolas fico muito satisfeito”, afirma.  Ele explica que a iniciativa do programa é um bom começo. “Inserir um alimento proveniente da agricultura familiar no dia a dia das pessoas é muito importante para nós”, destacou. “Em outras palavras, o programa significa dar valor ao nosso produto”, enfatiza o presidente. 

Atualmente, os associados da cooperativa vendem mandioca, abóbora, alface, cheiro verde, melão, tomate, pimentão e melão para a prefeitura e para a Marinha.

Curiosidades
O Dia do Pantanal é comemorado no dia 12 de novembro. Foi criado em 2008 para homenagear o ambientalista Francisco Anselmo de Barros, conhecido como Francelmo. A bacia hidrográfica do Alto Paraguai apresentada uma extensão territorial de 624.320 quilômetros quadrados, que se estende por três países: Brasil, Bolívia e Paraguai. 

Na biodiversidade, se têm registros de pelo menos 4.700 espécies, incluindo plantas e vertebrados. Desse total, 3.500 são espécies de plantas (árvores, vegetações aquáticas e terrestres), 325 peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos.

Pela importância ambiental, o Pantanal foi decretado Patrimônio Nacional pela Constituição de 1998, e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera, pelas Nações Unidas, em 2000.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.