CI

Oferta de algodão deve aumentar 14% no MT

Oferta deve alcançar cerca de 1 milhão de toneladas


Na segunda semana de abril, o 1º relatório trimestral de oferta e demanda do  Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) revela que na safra 2013/14, a oferta de pluma, que é a soma do dos estoques iniciais com a produção desta temporada, deve alcançar cerca de um milhão de toneladas, aumento de 14% em relação à safra passada. 

O principal responsável por tal aumento é o incremento de 31,4% na produção, que deve ser de 902,5 mil toneladas, ante 687 mil toneladas da safra passada. Já a demanda total deve subir 7,7%, consumindo 839 mil toneladas, isso mesmo com a diminuição no consumo interno, segundo dados do Imea.

Porém, o carro chefe do aumento da demanda deve ser a exportações, pois as mesmas devem crescer 35,5%, embarcando 381,8 mil toneladas. As exportações devem registrar incremento, pois alguns países asiáticos vêm aumentando a quantidade de negócios realizados com o Estado.

Ainda assim, o principal destino da demanda deve ser o mercado interno, pois, caso as previsões se confirmem, 457,4 mil toneladas ofertadas por Mato Grosso não devem sair do Brasil. 

Conclui-se que, mesmo com a alta de 7,7% na demanda total, o aumento de 14% na oferta deve fazer com que a safra seja de recuperação de estoques. Com isso, ao final de junho de 2015, estimam-se 172 mil toneladas de pluma em estoque, incremento de 58% se comparado ao da safra passada, porém abaixo dos valores da safra 2011/12.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.