CI

Oferta interna de carne de frango volta a superar as 600 mil toneladas

Esse incremento fez com que se alterassem os índices relativos ao volume acumulado no ano


Depois de permanecer nos últimos três meses aquém das 600 mil toneladas, a oferta interna de carne de frango voltou a superar esse volume, mas sem ter ainda alcançado o volume recorde deste ano (639.139 toneladas em janeiro) e, menos ainda, o recorde até aqui absoluto do setor - 645.586 toneladas, que vem desde dezembro de 2007.

Em agosto último, considerados os dados de produção da APINCO (923.774 mil toneladas) e os dados de exportação da ABEF (322.698 toneladas), permaneceram no mercado interno 601.076 toneladas de carne de frango, volume 6% superior às 567.047 toneladas de agosto do ano passado. Em relação ao mês anterior, julho de 2008 (também com 31 dias), o índice de aumento foi um pouco superior, de 7,79%, a maior variação mensal positiva registrada neste ano.

Esse incremento fez com que se alterassem os índices relativos ao volume acumulado no ano. Assim, enquanto até julho o total produzido era apenas meio por cento maior que o do mesmo período do ano passado, agora, considerados os oito primeiros meses do ano, a variação é de 1,23%, configurando uma expansão similar ou muito próxima do crescimento vegetativo da população – o que mantém o consumo per capita médio do ano nos mesmos níveis registrados entre janeiro e agosto de 2007.

A oferta até agora observada, correspondente a um volume médio mensal da ordem de 580 mil toneladas, projeta para a totalidade do ano disponibilidade interna total de 6,956 milhões de toneladas, quase um por cento a menos que os 7,018 milhões de toneladas do ano passado.

A esta altura, porém, está claro que, embora por pequena margem, um e outro volume serão superados. Assim, mantido no quadrimestre final do ano um volume médio mensal similar ao de agosto, a oferta interna anual pode aproximar-se dos 7,050 milhões de toneladas. Mas isso, agora, depende menos da produção e, mais, das exportações.

Nos 12 meses encerrados em agosto passado a oferta interna de carne de frango somou 7,074 milhões de toneladas, apresentando evolução de 3,87% sobre idêntico período anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.