Oferta interna de carne de frango volta a superar as 600 mil toneladas
CI
Agronegócio

Oferta interna de carne de frango volta a superar as 600 mil toneladas

Esse incremento fez com que se alterassem os índices relativos ao volume acumulado no ano
Por:
Depois de permanecer nos últimos três meses aquém das 600 mil toneladas, a oferta interna de carne de frango voltou a superar esse volume, mas sem ter ainda alcançado o volume recorde deste ano (639.139 toneladas em janeiro) e, menos ainda, o recorde até aqui absoluto do setor - 645.586 toneladas, que vem desde dezembro de 2007.

Em agosto último, considerados os dados de produção da APINCO (923.774 mil toneladas) e os dados de exportação da ABEF (322.698 toneladas), permaneceram no mercado interno 601.076 toneladas de carne de frango, volume 6% superior às 567.047 toneladas de agosto do ano passado. Em relação ao mês anterior, julho de 2008 (também com 31 dias), o índice de aumento foi um pouco superior, de 7,79%, a maior variação mensal positiva registrada neste ano.

Esse incremento fez com que se alterassem os índices relativos ao volume acumulado no ano. Assim, enquanto até julho o total produzido era apenas meio por cento maior que o do mesmo período do ano passado, agora, considerados os oito primeiros meses do ano, a variação é de 1,23%, configurando uma expansão similar ou muito próxima do crescimento vegetativo da população – o que mantém o consumo per capita médio do ano nos mesmos níveis registrados entre janeiro e agosto de 2007.

A oferta até agora observada, correspondente a um volume médio mensal da ordem de 580 mil toneladas, projeta para a totalidade do ano disponibilidade interna total de 6,956 milhões de toneladas, quase um por cento a menos que os 7,018 milhões de toneladas do ano passado.

A esta altura, porém, está claro que, embora por pequena margem, um e outro volume serão superados. Assim, mantido no quadrimestre final do ano um volume médio mensal similar ao de agosto, a oferta interna anual pode aproximar-se dos 7,050 milhões de toneladas. Mas isso, agora, depende menos da produção e, mais, das exportações.

Nos 12 meses encerrados em agosto passado a oferta interna de carne de frango somou 7,074 milhões de toneladas, apresentando evolução de 3,87% sobre idêntico período anterior.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.