CI

Oficina do SENAR-MT ensina pecuaristas a emitir GTA eletrônica

Entretanto, no ano passado, apenas cerca de 30% das GTAs para esta finalidade foram emitidas eletronicamente.


Desde 2015 os pecuaristas de Mato Grosso têm a opção de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) com destino abate via internet, pelo "Módulo do Produtor", no sistema do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). Entretanto, no ano passado, apenas cerca de 30% das GTAs para esta finalidade foram emitidas eletronicamente.

Com o objetivo de capacitar os pecuaristas para usufruir desta facilidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) formatou mais uma oficina inédita sobre emissão de GTA eletrônica. Desde a semana passada, em parceria com a FAMATO e o Indea, a instituição está realizando uma rodada de palestras e oficinas técnicas sobre o tema, pela região Oeste do estado.

Para emitir a GTA eletrônica, o produtor precisa se cadastrar previamente no Indea, na unidade do órgão do seu município. Segundo a médica veterinária do Indea, Flávia Metelo de Figueiredo, ao realizar o cadastro, o produtor recebe uma senha individual para acessar o sistema. "Ele também pode designar algum técnico ou colaborador de sua confiança, por procuração, para acessar o sistema".

Na oficina, com duração de quatro horas, os participantes aprendem o passo a passo para a emissão do documento, que leva em média cinco minutos. A instrutora credenciada junto ao SENAR-MT, Mariane Moreno Ferro, explica que além de emissão da GTA, o produtor também pode emitir pelo sistema as taxas de pagamento obrigatório, como DAR, Fethab, Fabov e Fesa e também acompanhar a movimentação do seu rebanho.

"Isso facilita porque o produtor pode emitir essa GTA de casa, aos finais de semana, feriados, após o horário de expediente e não precisa se deslocar até o Indea para isso”.

A instrutora pontua que a emissão de GTA eletrônica só é possível para a finalidade abate. Outras movimentações, como transferência de animais entre propriedades e venda de animais vivos, sejam bovinos, aves, suínos, entre outros, devem continuar sendo emitidas nas unidades do Indea".

Para o presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremias Pereira, esta possibilidade traz ao produtor um benefício muito grande, pois otimiza o seu trabalho. "Esta oficina vai auxiliar muito o produtor nisso, porque na maioria das vezes pensamos que é algo complicado e na verdade é muito simples".

Carlos Mota é contador em Cáceres e resolveu participar da oficina para aprender a emitir a GTA eletrônica. "Temos alguns clientes que moram afastados da cidade e por isso, temos procuração para emitir o GTA para eles. Com esta possibilidade eletrônica, facilitará ainda mais nosso trabalho".

Elionai Francisco de Souza é produtor rural em Cáceres. Todo orgulhoso ele conta que sempre que pode, participa dos treinamentos e capacitações oferecidos pelo SENAR-MT e desta vez não foi diferente. "Eu não sabia dessa possibilidade de emitir a GTA pela internet. Isso é bom porque nos atualiza e facilita o nosso trabalho. Mais uma vez estou saindo daqui tendo aprendido algo novo que vai melhorar minha vida".

Rodadas - Na semana passada, as palestras e oficinas técnicas foram realizadas em Porto Estrela, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D´Oeste e Cáceres.

A programação conta com uma palestra, sempre no período noturno, em que representantes do Sistema FAMATO/SENAR e do Indea irão abordar o panorama da pecuária de corte no Estado. Já a oficina será realizada sempre no dia seguinte, pela manhã, por um instrutor credenciado junto ao SENAR, que ensinará na prática a emitir a GTA por meio do sistema do Indea.

Os produtores interessados em participar da capacitação devem procurar o Sindicato Rural do seu município para mais informações sobre local, horários e inscrições. São 20 vagas para cada município. Durante o evento, uma equipe do Indea irá cadastrar os produtores no sistema.

Nesta semana, a rodada continua pelos seguintes municípios:

Pontes e Lacerda
Palestra: 19/07 (noturno)
Oficina: 20/07 (matutino)

Rio Branco
Palestra: 20/07 (noturno)
Oficina: 21/07 (matutino)

Araputanga
Palestra: 21/07 (noturno)
Oficina: 22/07 (matutino)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.