CI

OGMs no Vietnã: mais lucro e alimentos

Meio ambiente também foi beneficiado


Foto: Pixabay

Um estudo de dois anos com agricultores vietnamitas indicou que o uso de milho resistente a herbicidas reduziu drasticamente o uso de pesticidas e o impacto ambiental associado, aumentou a produção de alimentos, reduziu os custos de produção e aumentou os lucros dos agricultores. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas pessoais entre 735 produtores de milho em diferentes regiões do Vietnã de 2018 a 2019. 

Dentre os impactos econômicos exibidos pelos resultados do estudo, verifica-se que as variedades transgênicas de milho renderam + 30,4% a mais que as variedades convencionais. O custo de produção também caiu entre US $ 26,47 e US $ 31,30 por hectare. A pesquisa também revelou que para cada US $ 1,00 adicional gasto pelos agricultores na semente de milho GM em relação à semente de milho convencional, os agricultores ganhavam uma renda adicional entre US $ 6,84 e US $ 12,55. 

Em relação aos benefícios ambientais, os resultados da pesquisa apontaram para a redução do uso de inseticidas e herbicidas no plantio de milho transgênico. A quantidade média de ingrediente ativo herbicida aplicado à área de milho transgênico diminuiu 26% em relação ao valor médio usado para a área de milho convencional. Usando o indicador Quociente de Impacto Ambiental (EIQ), foi registrado que o impacto ambiental associado ao uso de herbicidas no milho transgênico foi reduzido em 36% em relação ao valor aplicável ao milho convencional. Por último, a quantidade média de inseticida usada para o milho GM foi reduzida em 78% e seu uso de impacto ambiental associado usando o indicador EIQ foi reduzido em 77%. 

O estudo foi publicado na revista GM Crops & Food. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.