CI

Oil World prevê safra recorde de 72,5 mi t de soja no Brasil

Estimativa aumentou em 500 mil toneladas


 A consultoria alemã Oil World elevou nesta terça-feira (03) sua estimativa para a safra 2011 de soja no Brasil em 500 mil toneladas, ante a previsão anterior. Isso porque os rendimentos da safra estão melhores que o esperado, apesar do recente clima desfavorável.


A Oil World prevê agora um novo recorde para a safra, de 72,5 milhões de toneladas, ante as 72 milhões de toneladas previstas em abril e 70,5 milhões estimadas em março. Em 2010, o Brasil colheu 68,6 milhões de toneladas, de acordo com a consultoria.

A estimativa supera as 72,2 milhões de toneladas previstas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

"A produção de soja neste ano deve vir maior que o esperado", disse a Oil World.

A colheita da soja está praticamente concluída na maior parte das regiões e uma área recorde de soja foi cultivada, apontou a consultoria. "Produtividades recordes foram atingidas, primeiramente, em Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, os três maiores produtores de soja", informou a Oil World.


As lavouras de soja do Brasil, segundo maior exportador global de soja depois dos Estados Unidos, sofreu com fortes chuvas em período pouco antes da colheita, mas o impacto não foi tão grande quanto se temia, acrescentou.

A grande safra significa que as exportações de soja do Brasil entre maio e junho vão aumentar, apontou a Oil World.

A safra de soja na Argentina está tendo bom progresso, ainda que as produtividades estejam menores, por conta do clima desfavorável, disse a consultoria. A Oil World manteve sua estimativa para a safra argentina de soja em 49 milhões de toneladas, contra 53,9 milhões de toneladas do ano passado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.