CI

Óleo de fritura será usado para fazer biodiesel no RS

O óleo usado para fritura de alimentos vai receber um novo destino no Vale do Rio Pardo/RS


O óleo usado para fritura de alimentos vai receber um novo destino no Vale do Rio Pardo. Um projeto desenvolvido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) vai realizar a coleta do produto e processá-lo para a fabricação de biodiesel.

A iniciativa, chamada Programa de Reciclagem de Óleos Saturados, envolverá estudantes e comunidades nas regiões de Santa Cruz do Sul, Camaquã e São Lourenço do Sul. Criado para ser desenvolvido com os demais trabalhos do Projeto Verde é Vida, integrado à equipe de pesquisa em agroenergia da Afubra, o programa também foca o ambiente.

“O projeto trará dois grandes benefícios às comunidades. O primeiro será dar destino correto ao óleo saturado, e o segundo, proporcionar retorno financeiro às escolas envolvidas”, explicou o vice-presidente da Afubra e coordenador da iniciativa, Heitor Petry.

Ele ainda destacou que, a exemplo de todas as atividades do Verde é Vida, o desempenho desse novo trabalho está novamente atrelado à parceria com os municípios e escolas.

O Programa de Reciclagem de Óleos Saturados será trabalhado pelo Verde é Vida – parte pedagógica – e pela equipe da Bioenergia da Afubra – parte técnica. Para garantir a funcionalidade, um manual de orientações vai ser entregue aos professores, que também receberão informações técnicas e de apoio.

Basicamente, a parceria consiste na escola coletar o óleo saturado e armazená-lo corretamente para o beneficiamento. Petry explica que a instituição irá receber, a cada litro de óleo saturado, R$ 0,50 – dinheiro que poderá ser usado na compra de materiais e equipamentos necessários ao educandário, em qualquer loja da rede Afubra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.