Ômega-3 de plantas OGM é tão eficaz quanto o óleo de peixe

DESCOBERTA

Ômega-3 de plantas OGM é tão eficaz quanto o óleo de peixe

Demanda marítima não supre as necessidades da população mundial
Por: -Leonardo Gottems
215 acessos

Um novo teste de saúde humana realizado no Reino Unido mostra que os óleos ômega-3 produzidos por plantas transgênicas são tão seguros e nutricionalmente eficazes quanto o óleo de peixe. A pesquisa, conduzida pela Faculdade de Medicina da Universidade de Southampton mostrou que a chave omega-3 em óleos vegetais derivados de uma planta geneticamente modificada age como aquele derivado do peixe. 

"É realmente emocionante ver o progresso de nossa pesquisa até o ponto em que estamos realizando estudos humanos, e ainda mais agradável ver resultados tão positivos. Este primeiro estudo humano é tanto um avanço científico importante e outro passo em nossa jornada para a disponibilidade deste óleo para o consumidor", afirma Johnathan Napier, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo. 

Os ácidos gráxos omega-3 [ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexanóico (DHA)] encontram-se, principalmente, no óleo de peixe e são membranas celulares chave e componentes importantes para a saúde e desenvolvimento. No entanto, há fontes naturais nas plantas desses ácidos graxos ômega-3. 

Sabe-se que as gorduras ajudam a proteger contra doenças cardíacas e acidente vascular cerebral, mas a população do Reino Unido consome menos de metade das quantidades recomendadas desses nutrientes essenciais, principalmente devido a escolhas alimentares que excluem peixes, como o vegetarianismo. Além disso, os suprimentos marítimos atuais podem atender apenas 15% da demanda global, portanto, há uma necessidade de uma fonte de ômega-3 que seja amplamente aceitável para os consumidores, possa ser expandida para atender às demandas e sustentável. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink