OMS alerta para a chegada de uma pandemia de gripe

Agronegócio

OMS alerta para a chegada de uma pandemia de gripe

Segundo a instituição, o vírus H5N1 (gripe aviária) já infectou 321 humanos
Por: -Giuliano
329 acessos

Em comunicado divulgado ontem (23-08) no site oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS), a entidade reforça a iminência de uma pandemia de gripe. Segundo a instituição, o vírus H5N1 (gripe aviária) já infectou 321 humanos, causando 194 mortes em todo o mundo, o que representa um risco para a população.

O último aviso da OMS é baseado na evidência apresentada por especialistas de países que sofrem com a gripe aviária. A organização reforça também a forma de tratamento para combater o vírus. Segundo a entidade, o oseltamivir, mundialmente conhecido com o nome comercial de Tamiflu, é o único antiviral inibidor da neuraminidase utilizado efetivamente em humanos no combate ao H5N1. “As experiências em todo o mundo mostram que o tratamento com oseltamivir reduz o índice de mortalidade”, explica John Oxford, professor de virologia do St. Bartholomew’sRoyal London Hospital. “O vírus H5N1 é muito agressivo aos humanos e em alguns países nós vemos a necessidade de usar altas doses de oseltamivir para tratar o problema”, coloca.

A OMS coordena uma operação global para combater os casos de gripe aviária e luta para oferecer o tratamento adequado, promovendo o acesso às informações corretas para o público em geral. Mais de 80 países já estocaram o Tamiflu.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink