OMS avalia rumos para a fumicultura
CI
Agronegócio

OMS avalia rumos para a fumicultura

Evento vai reunir representantes dos países fumicultores em Brasília no fim deste mês
Por:

Um ano e meio depois da ratificação da Convenção-Quadro, a Iniciativa Livre do Tabaco (Tobacco Free Initiative - TFI) da Organização Mundial da Saúde (OMS), realiza entre os dias 27 e 28 uma reunião sobre culturas alternativas ao fumo. O evento é resultado da primeira Conferência das Partes realizada no ano passado em Genebra. Durante o evento que ocorre na sede da OMS vão se reunir representantes dos países produtores. A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Câmara Setorial do Fumo, Associação Internacional de Produtores de Tabaco (ITGA) e a Federalção dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf Sul) já confirmaram participação nas discussões.

O objetivo é avaliar as propostas que já vêm sendo trabalhadas em nível mundial em torno do assunto. O evento será específico para representantes de organizações públicas e privadas, associações de produtores e trabalhadores do setor fumageiro e industriais. Cada participante terá espaço para apresentar projetos que visem a adoção de culturas alternativas, justificativas e objetivos da medida.

Parte das propostas que serão levadas ao evento internacional foram avaliadas entre segunda-feira (12-02) e terça-feira no 1º Seminário Nacional de Diversificação Produtiva, que encerrou nessa terça-feira em Porto Alegre (RS). Durante o evento foram revelados modelos de iniciativas que vêm sendo adotadas no Brasil com esse objetivo.

A discussão em torno do assunto já estava prevista quando ocorreu a ratificação da Convenção-Quadro em outubro de 2005. Por meio desse debate, segundo foi anunciado, seriam buscados recursos internacionais voltados a restringir a produção de tabaco. Essa medida previa ainda o estudo de viabilidade econômica para a implantação de novas culturas.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink