Onda de fusões influencia preços de sementes

MERCADO

Onda de fusões influencia preços de sementes

A agricultura global enfrenta o triplo desafio de aumentar a produtividade, garantindo a sustentabilidade e melhorando a resiliência
Por: -Leonardo Gottems
1347 acessos

A onda de fusões entre as grandes empresas produtoras de sementes no mundo inteiro acabou criando um gripo com seis principais, dentre elas Monsanto, Bayer, BASF, Syngenta, Dow e DuPont. No entanto, esse movimento de junção ocorrido durante as últimas três décadas acabou influenciando nos preços das sementes. 

De acordo com especialistas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ou Econômico (OCDE), uma instituição formada por 36 países, A agricultura global enfrenta o triplo desafio de aumentar a produtividade, garantindo a sustentabilidade e melhorando a resiliência e, para atingir esses objetivos, a inovação na forma de variedades de alto desempenho é essencial. 

Eles ainda explicam que as sementes usadas pelos agricultores vêm de três fontes diferentes, como aquelas conservadas em fazendas, adquiridas do plantio público e aquelas compradas do setor privado. Nesse último caso, as fusões podem causar aumento da concentração, que levará a preços de sementes mais altos para os agricultores, reduzir a inovação e a P & D na indústria de sementes e também o número de escolhas que os agricultores têm ao escolher variedades. 

De acordo com a OCDE, globalmente, 78% da área plantada com soja utiliza variedades geneticamente modificadas. As características de propriedade da Monsanto são particularmente proeminentes, especialmente nos mercados em que menos culturas OGM foram aprovadas. Por outro lado, os dados sobre patentes da CRISPR-Cas9 sugerem que esta nova tecnologia é predominantemente dominada por institutos acadêmicos, com alguma presença do DowDuPont, mas sem uma posição forte para as outras empresas multinacionais.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink