CI

Opções abrangem desde máquinas até a proteção das lavouras

Cada seguradora apresenta uma linha de cobertura, o que demanda pesquisa por parte do interessado



O produtor rural e o empresário do agronegócio encontram no mercado de seguros uma variedade de produtos. As opções disponíveis abrangem desde a cobertura de máquinas e equipamentos até a proteção da lavoura e do gado. No entanto, cada seguradora apresenta uma linha de coberturas, o que demanda pesquisa por parte do interessado.

Segundo Almir Ximenes Filho, superintendente-executivo de Auto/RE da Bradesco Seguros, este é um mercado ascendente. "Em 2013, tivemos um crescimento de cerca de 15,5%, depois de termos acumulado um crescimento de 80% entre 2010 e 2012. As expectativas para o ano de 2014 são de um crescimento superior a 2013, em função da continuidade da excelente performance do setor agrícola, aliada a ações internas de aproveitamento das oportunidades de negócios geradas pela Organização Bradesco", afirma Ximenes.

Joaquim Cesar, coordenador de seguros rurais da Porto Seguro Agronegócios, diz que a ideia da apólice é contribuir para a estabilidade da atividade agrícola. A empresa oferece coberturas para culturas de frutas, hortaliças e grãos, que estão sujeitas a ações inesperadas do clima.

O executivo diz que um fator que impulsiona a demanda é a existência das subvenções ao prêmio do seguro rural, oferecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que podem custear de 40% a 70% do valor do seguro. "As subvenções também podem ser complementadas por subsídios oferecidos por alguns governos estaduais, o que contribui ainda mais para a redução do valor", afirma. Na subvenção oferecida pelo Mapa, por exemplo, o percentual custeado varia entre 40% e 70%, dependendo da cultura coberta e da região. E em estados como São Paulo, o produtor ainda pode combinar mais de uma subvenção na mesma apólice.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.