CI

Operação apreende mais de 1,3 toneladas de pesticidas

Os produtos eram ilegais e representam risco à saúde e meio ambiente


Foto: Marcel Oliveira

A quinta edição da operação Silver Axé, apreendeu cerca de 1.346 toneladas de pesticidas ilegais, nos primeiros quatro meses do ano. O total equivale a 458 piscinas olímpicas de produtos. A operação busca acabar com a falsificação e o comércio ilegal de pesticidas e é coordenada pela Europol e mais 30 países. 

Autoridades inspecionaram fronteiras marítimas e terrestres, comerciantes e mercados locais, com a colaboração de toda a cadeia, desde a fabricação até o descarte de embalagens.

Os pesticidas ilegais e falsificados representam um risco para a saúde e o meio ambiente, pois não atendem ao rigoroso padrão de pesquisa, desenvolvimento e avaliação que se aplica aos produtos legais. Além disso, podem gerar grandes perdas para os agricultores, devido à sua ineficácia na proteção das culturas ou devido aos danos que podem causar a elas.

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aproximadamente 10% do comércio de agroquímicos é ilegal, embora outros calculem que esse número possa ser maior. Devido à grande lucratividade que o comércio ilegal de pesticidas traz, nos últimos anos o número de quadrilhas criminosas cresceu na região, principalmente na Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina).
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.