CI

Operação do Ibama identifica desmatamento no Norte de Santa Catarina


Fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) estiveram nesta quinta-feira em uma área desmatada equivalente a 200 campos de futebol, no município de Bela Vista do Toldo, Planalto Norte. A vegetação nativa foi derrubada para dar lugar ao plantio de pinus. Foi o maior foco de desmatamento descoberto na região em duas semanas de operação.

De acordo com Olício Marques, coordenador da operação do Ibama, as áreas foram mapeadas com o auxílio de imagens de satélite. Além disso, sobrevôos com helicópteros mostraram a existência de outros focos. De acordo com ele, as ações podem ser prorrogadas na região.

Desde o início desta semana, aproximadamente 750 hectares de desmatamento, equivalente a 750 campos de futebol, foram flagrados. Até agora, cerca de 45 autos de infração foram emitidos e as multas, se somadas, ultrapassam R$ 2,8 milhões. Todos os casos serão remetidos ao Ministério Público para as medidas judiciais. Além da multa, os responsáveis terão de recompor a vegetação.

A região foi escolhida para vistorias do Ibama pois figura nos levantamentos da ONG SOS Mata Atlântica como a que mais desmata em Santa Catarina.

Para o coordenador da ação, o principal incentivador do desmatamento na região são os reflorestamentos. Empresas e grandes produtores derrubam a vegetação nativa para o plantio de pinus.

— O pinus é importante para o desenvolvimento econômico, mas não se pode permitir que sejam desmatadas áreas remanescentes para esse fim — explica Marques.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.