CI

Operação investiga fraude no Proagro

Polícia Federal cumpriu mandatos no Norte do Rio Grande do Sul


Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (30) a Polícia Federal comandou a Operação Hemera, que investiga fraudes no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (PROAGRO). Cerca de 30 agentes cumpriram nove mandatos de busca e apreensão nos municípios de Passo Fundo, Ijuí, Tapera e Salto do Jacuí, no Norte gaúcho. 

A investigação teve início em 2019 para apurar possíveis fraudes na obtenção do seguro agrícola, referentes às safras dos anos de 2016 e 2017.

Os agricultores, após obterem financiamento agrícola através dos Programas Federais PRONAF e PRONAMP, alegavam perdas na produção e utilizavam notas fiscais de aquisição de insumos adulteradas para então receber o seguro. Diligências realizadas identificaram que um grupo de empresas e pessoas físicas forneciam essas notas fiscais aos agricultores.

Os crimes investigados são falsificação de documento particular, uso de documento falso e tentativa de estelionato. O nome da empresa e das pessoas envolvidas não foi divulgado.

O Proagro é um programa do governo federal que garante o pagamento de financiamentos rurais de custeio agrícola quando a lavoura amparada tiver sua receita reduzida por causa de eventos climáticos ou pragas e doenças sem controle. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.