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Operação Safra entra nas rodovias do Interior de São Paulo

Informações chegam a caminhões vindos do MT


Na próxima semana, a primeira de abril, as informações sobre a descarga de grãos no Porto de Paranaguá chegam às rodovias do Interior de São Paulo. Os informativos da Operação Safra serão divulgados nas praças de pedágio nos municípios de Caiuá e Presidente Bernardes, na Rodovia Raposo Tavares (SP270). Os pontos são estratégicos para atingir os caminhoneiros vindos do Mato Grosso, segundo Estado de origem dos grãos descarregados no Porto de Paranaguá. 

   De acordo com o setor de estatísticas da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), dos 65.087 caminhões que descarregaram grãos no Porto de Paranaguá este ano, até o último dia 20 de março, 14.911 eram provenientes do Estado do Mato Grosso. No total, os veículos carregavam um total de mais de 546 mil toneladas, o principal produto transportado, nesse período, foi o soja: quase 273 mil toneladas.

   “Além do soja, recebemos farelo de soja (quase 140 mil toneladas) e milho (mais de 133 mil toneladas) do Mato Grosso. Depois do Paraná, o Estado é a principal origem dos grãos descarregados aqui. Por isso, é fundamental que as informações da Operação Safra cheguem também a esse grande polo produtor. Até agora, o que tem ajudado a evitar os transtornos das filas de caminhões nas rodovias e terminais de descarga é exatamente essa comunicação que desde o início do ano estamos fazendo – aliada aos ajustes no sistema de cadastramento dos transportadores. Por isso, temos que continuar”, afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

   Ainda de acordo com Dividino, se as regras de descarga dos caminhões e carregamento dos navios forem observadas por todos os atores envolvidos no escoamento da safra todos ganham: “desde o produtor até o consumidor final; seja no Paraná ou em qualquer outro Estado”, completa o superintendente.

   Apesar de representar uma parcela menor, na origem dos grãos, o Interior paulista também é importante para essa comunicação. Do total recebido pelo Porto de Paranaguá, 2.558 caminhões vieram do Estado vizinho. No total, carregavam quase 84 mil toneladas, o principal produto transportado da região foi o farelo de soja (quase 64 mil toneladas).

Apoio – Essa ação da Operação Safra no Interior de São Paulo tem o apoio da Concessionária Auto Raposo Tavares (CART). Segundo dados da empresa, o movimento de caminhões na SP-270 Raposo Tavares aumentou significativamente nesta safra de 2013, na comparação com 2012. 

   Entre 1.º de janeiro e 20 de março deste ano, passaram pela praça de pedágio de Presidente Bernardes, localizada no km 590 da rodovia, 252.498 caminhões, número 19,1% maior que no mesmo período de 2012. Na praça de pedágio de Caiuá, localizada no km 639 da via, no mesmo período, foram 207.930, 18,7% a mais que no mesmo período de 2012.

   “O Corredor Raposo Tavares é uma importante interligação entre as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. E, portanto, de grande relevância no escoamento da produção agrícola dessa região para o Sudeste e Sul. A CART é parceira da Operação Safra 2013 porque acredita que ações como estas são fundamentais para melhorar o fluxo de mercadorias e aumentar a eficácia da logística”, afirma Túlio Toledo Abi-Saber, diretor-presidente da concessionária.

   A CART administra a SP 225 - Rodovia João Baptista Cabral Rennó, SP 327 - Rodovia Orlando Quagliato e SP 270 - Rodovia Raposo Tavares. As primeiras praças de entrega do material da Operação Safra ficam no quilômetro 590, em Presidente Bernardes, e no quilômetro, em Caiuá.

Oeste do Paraná – Na região Oeste do Estado, os informativos da Operação Safra continuando sendo entregues nas praças de pedágio da concessionária Ecocataratas. Esta semana, os folders voltam a ser entregues aos caminhoneiros na praça de Cascavel e, na sequência, na região de Guarapuava, especificamente no município de Candói.

   Segundo as estatísticas da Appa, dos 65.087 caminhões que descarregaram grãos no Porto de Paranaguá este ano, até o último dia 20 de março, a maioria – 42.708 – carrega produto do próprio Estado. No total, os caminhões paranaenses transportavam quase 1,47 milhão de toneladas de grãos; principalmente soja, quase 699 mil toneladas.

Caravana – O Estado será novamente percorrido pela Caravana da Operação Safra que reinicia no próximo dia 1 de abril. Até o dia 11, as informações serão levadas a caminhoneiros em Postos de Combustível, Transportadoras, Associações e demais entidades que congreguem o setor do transporte rodoviário, de cidades polo no escoamento da safra no Paraná. 

   Serão visitados os municípios de Araucária, Contenda, Lapa, São Mateus do Sul, Paulo Frontin, União da Vitória, General Carneiro, Palmas, Clevelândia, Mariópolis (Vitorino), Renascença, Marmeleiro, Flor da Serra do Sul, Barracão, Santo Antônio do Sudoeste, Pranchita, Pérola d Oeste, Planalto, Capanema (Capitão Leônidas Marques), Lindoeste (Santa Lúcia), Santa Tereza do Oeste, Medianeira, Missao, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Marechal Candido Rondon, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa, Maripá, Francisco Alves, Iporã, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Esperança Nova, Três vendas, Pérola, Cafezal do Sul, Perobal, Cambé, Londrina, Ibiporã, Jataizinho, Assaí, São Jerônimo da Serra, Sapopema, Curiúva, Ventania, Piraí do Sul, Castro (Carambeí) e Ponta Grossa.

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