CI

Opinião: O Espírito da Páscoa na empresa

por Luiz Marins


por Luiz Marins

Páscoa significa “passagem”. Passagem da escravidão para a liberdade. Entre os judeus comemora-se o êxodo da escravidão no Egito por volta do ano 1.250 antes de Cristo. Passagem da morte para a vida. Entre os cristãos, a ressurreição de Jesus Cristo. 

Páscoa é pois, renascimento; nascer de novo; nascer para o novo. A figura do coelho está simbolicamente relacionada a esta data pois representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grande quantidade. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde as taxas de mortalidade eram muito elevadas. No Egito, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Sem nos deter nos aspectos religiosos desta festa ou mesmo na origem pagã dos coelhos e ovos de páscoa, acredito que possamos aproveitar este tempo para fazer um bom exame de consciência, individual e coletivo em nossas empresas e pensar como está o nosso relacionamento e respeito pelas pessoas, pelos nossos colegas, por aqueles com quem convivemos diariamente tantas horas? 

Podemos aproveitar o espírito da Páscoa para rever nossos valores e princípios e com essa revisão, renascer para uma nova vida. Como estão eles? Como está a nossa relação com as virtudes da justiça, da prudência, da temperança e da firmeza para enfrentar dificuldades e tentações? E como anda nossa fé, nossa esperança e nossa disposição em ajudar os mais necessitados? Como estamos em relação à ética, à honestidade e à lealdade? E como andam a nossa paciência, a nossa generosidade e a nossa humildade? Enfim, no que deveremos renascer? 

E por que isto tudo é tão importante para a empresa?

Simplesmente porque todos nós passamos mais tempo trabalhando (portanto, em nossas empresas, com nossos colegas de trabalho), do que em nossas casas, com nossas famílias. Se conseguirmos construir ambientes de trabalho mais humanos, mais civilizados, mais cristãos, com certeza seremos mais felizes e teremos feito essa “passagem” de um mundo sem valores para um mundo melhor, mudando cada um de nós, por dentro, renascendo em nós o que há de melhor em benefício de todos. 

Pense nisso. Leve o espírito da Páscoa com você para a sua empresa. Sucesso!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.