CI

Opinião: Os novos players do mercado de cloreto de potássio

Segundo maior produtor de cloreto de potássio do mundo nascerá da aquisição da Silvinit pela Uralkali


Segundo maior produtor de cloreto de potássio do mundo nascerá da aquisição da Silvinit pela Uralkali
 
Carlos Serapião Jr.*

É notícia confirmada a aquisição da Silvinit pela Uralkali, o que vai constituir o segundo maior produtor de cloreto de potássio do mundo e único russo. De volta aos tempos da URSS, conforme manchete de jornal, quando havia monopólio de quase tudo. A diferença é que será um monopólio privado, cujo maior acionista individual será o oligarca Suleiman Kerimov. Aliás, a grande pergunta agora é como financiar a aquisição, se por meio de emissão de dívida (seria necessário cerca de US$ 1,6 bilhão), crédito bancário, dinheiro próprio ou um “mix” dessas três modalidades.

Na verdade, há um terceiro “player” russo de cloreto de potássio, a Acron, que adquiriu a peso de ouro uma mina de potássio em meados de 2008 e, com a crise, ficou recursos para levar o projeto adiante. Se a Vale quiser investir aqui, estou certo de que a Acron ao menos estaria disposta a conversar.

Resta ver as consequências disso no preço do cloreto de potássio. Para o Brasil, me parece má notícia, pois importamos 90% de nosso consumo desse fertilizante, o qual é crucial para nosso agribusiness. Resta agora esperar a possível megaemissão de bônus da Uralkali, cujo rating não é lá essas coisas, então recomendo ficar de olho para eventual compra desse papel, porque cloreto de potássio é tiro certo.
 
*Publicado no Portal Amanhã

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.