CI

Opinião: Pessoas precisam de reconheimento

por Luiz Marins


por Luiz Marins
    
Recebi de um assinante a seguinte mensagem:
    
“Sou gestor de uma multinacional e tenho observado, nos últimos anos, o quanto estamos escassos de reconhecimento.
    
Não digo aquele reconhecimento financeiro, o que efetivamente soma em nosso salário, mas aquele reconhecimento pelo trabalho bem feito, pela doação em busca de uma determinada meta, pela entrega aos processos complexos que geram resultados positivos para um bem maior da empresa. Aquele e-mail com palavras que chancelam a certeza de estar seguindo o caminho correto no direcionamento da carreira. Às vezes o sentimento que observo nas pessoas é de apenas cumprir a obrigação, o que poderia ser de: somei, contribui, ajudei e que estamos dando mais espaços para as críticas sem construção, do que para a valorização. 

    
Temos em nossa Empresa um programa de reconhecimento, onde registramos formalmente o elogio fazendo um breve comentário. Utilizo essa ferramenta desde o início do programa e vejo o quanto as pessoas agregam quando se sentem valorizadas. Inclusive recebi esse privilégio recentemente. No dia a dia, noto as pessoas tímidas ao dizer um “parabéns, belo trabalho”. A olhar no olho e passar a certeza do quanto a pessoa é importante para o futuro da empresa, pois acredito única e exclusivamente que só podemos alcançar metas, objetivos e superar desafios, através das pessoas, com elas envolvidas e engajadas no caminho certo.
    
Por fim, gostaria de sugerir algo nessa linha de pensamento para os próximos Motivação & Sucesso”.
    
O texto do nosso leitor Henrique Fernandes é tão bom que nem preciso comentar. A verdade é uma só: seres humanos precisam de reconhecimento. 
    
Boa parte da desmotivação das pessoas em relação ao trabalho é devida à falta de reconhecimento. Celebramos pouco, comemoramos pouco as nossas vitórias e nossos acertos. Elogiamos pouco. Reconhecemos pouco e isso é altamente desmotivador para qualquer pessoa. Ainda há chefes que acreditam que elogiar lhes tira a autoridade, o que é uma grande bobagem. Pelo contrário: as pessoas quando se sentem reconhecidas pelo seu esforço e pela sua dedicação, se esforçam ainda mais para dar uma contribuição cada vez maior à organização ou empresa em que trabalham.

    
Agradeço ao nosso assinante - e por isso pedi a ele permissão para reproduzir sua mensagem - para que mais uma vez pensemos seriamente na importância do reconhecimento. 

Pense nisso. Sucesso! 

*Prof. Luiz Marins é antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior. Informações adicionais: www.marins.com.brwww.twitter.com/professormarins,  www.facebook.com/programaprofessormarins

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.