CI

Opinião: Um Show muito mais do que apenas Rural

Não é apenas de exposições e negócios que se faz uma grande feira


Aconteceu entre os dias 06 e 10 de fevereiro o Show Rural Coopavel 2012, um evento que teve como principal objetivo a difusão de tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. Uma feira onde empresas apresentaram seus cardápios, agricultores trocaram experiência, jornalistas correram atrás de coletivas e exclusivas, crianças encheram os olhos com as pequenas lavouras e grandes máquinas expostas.


Novidade para alguns, que aproveitaram a oportunidade para reforçar laços com antigos clientes e também apresentar seus produtos com objetivo de novos negócios. Para outros, os longos corredores e a luz do sol auxiliaram a marcar mais forte na memória dos visitantes suas marcas e seus lançamentos. Mini lavouras de soja e milho, tratores, colheitadeiras e tecnologias diversas ocuparam os 720.000m² do parque.

Isso todos já sabem que o Show Rural Coopavel é. Por outro lado, o que apenas poucos dos 197.906 visitantes sabiam e o resto desconhece é que, na primeira edição, em 1989, o evento durou apenas um dia e teve 110 visitantes associados.

Mas não é apenas de exposições e negócios que se faz uma grande feira.

O SRC 2012 foi, em sua essência, muito mais que apenas “uma feira rural”. Começando pela chegada. Com a BR 277 ainda em processo de duplicação, o acesso ao estacionamento do parque gerou muito movimento no trecho local, mas nada que os monitores prontamente fardados com uniformes da Coopavel não pudessem auxiliar. Filtrando a entrada e saída de veículos, esses homens e mulheres orientaram de forma eficiente e evitaram congestionamentos comumente vistos em outras feiras, perto de portos ou em grandes feriados.

Já dentro do parque, uma ótima estrutura de vias. Corredores asfaltados e cobertos proporcionaram aos visitantes abrigo do calor do sol e fácil acesso a qualquer lugar. Bebedouros com água gelada, copos descartáveis e lixeiras sempre trocadas estavam estrategicamente posicionados para sanar a sede e aliviar os 36ºC que fizeram na ocasião. Sem esquecer, é claro, da ótima organização do restaurante para oferecer alimento completo e saudável aos, em média, 39 mil visitantes de cada dia.


Para a imprensa, braço forte da divulgação do evento, não foi diferente. Sala com computadores prontos para serem usados pelos jornalistas, com internet sem fio; releases; informações prontas e eficazes da assessoria do evento; lanche para aqueles que escreviam texto atrás de texto; água, café e refrigerante para aqueles que publicavam fotografia atrás de fotografia. Um espaço de convivência onde o trabalho se tornava prazeroso e eficiente.

Um Show, enfim, muito mais que apenas Rural. Um Show de organização, esforço, trabalho e desenvolvimento. Um Show que a cada ano se mostra melhorado e mais satisfatório. Um Show que representa a grandeza do setor produtivo do Oeste do Paraná para o resto do país. Um Show que traduz a importância da agricultura para o crescimento de uma nação.

Veja a cobertura completa, fotos e vídeos do SRC na sessão de Eventos do Portal Agrolink.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.