CI

Organela da fotossíntese participa da imunidade das plantas

Pesquisa foi das Universidades de Delaware e da Califórnia


A Universidade de Delaware e colaboradores da Universidade da Califórnia, em Davis, sobre como os cloroplastos se movem quando se convertem em problemas que impedem a fotossíntese. Eles são parte do corpo que dá sinal de alerta ao sistema imunológico da planta ante uma ameaça. A pesquisa poderia prevenir perdas de cultivos.

O estudo, publicado na revista eLife Sciences, usou técnicas de bioimagem no Instituto de Biotecnologia de Delaware. A equipe foi liderada por Jeffrey Caplan, diretor do Centro de Biomagem, demonstrou que os cloroplastos se transformam em formas dramaticamente diferentes quando se aproxima um perigo, enviando partes ocas similares a brotes chamados de “estrómulos” (em espanhol) como parte da resposta imune da planta. Os estrómulos depois se conectam ao núcleo da célula e parecem guiar aos cloroplastos a seus lugares assignados.

Os pesquisadores ainda não sabem se os estrómulos atuam como escolta ou trazem ímpeto para o trânsito, ou ambos. Mas as imagens mostram uma correlação direta. “Isso poderia apontar a novos métodos para proteção de cultivos contra diversos patógenos”, disse Caplan. “Esta é uma resposta básica, não específica de nenhum patógeno”.

Para este estudo, se usaram células de uma planta de tabaco que tem muitas propriedades de valor para estudo e imagem. Se usaram proteínas fluorescentes para marcar as estruturas nas células, os estrómulos e o citoesquleto. Esses marcadores permitiram monitorar as estruturas com microscopia. 

Os pesquisadores descobriram que o aumento da formação de stromuli também acelera a resposta imune de uma planta.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.