CI

Orizicultor do RS garante plantio da safra

Os orizicultores que plantarem na safra 2007/08 usando semente não-certificada poderão tomar financiamento no BB


Os orizicultores que plantarem na safra 2007/08 usando semente não-certificada poderão tomar financiamento no Banco do Brasil. A decisão foi assegurada, ontem, ao presidente da Federarroz, Renato Rocha, durante reunião com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e com o diretor de Agronegócios do BB, José Carlos Vaz. "O produtor poderá usar a semente, entretanto, perderá o direito ao Proagro", explica Rocha, que representou também o Irga. De acordo com ele, os arrozeiros que optarem pela semente certificada serão beneficiados com ampliação de 15% no limite de crédito. "O agricultor vai ter que arcar com a responsabilidade", salienta.

Outro avanço foi com relação à exigência de hipoteca na tomada de financiamento. Conforme Rocha, o BB irá aceitar outras garantias caso o Irga repasse as indenizações por ocorrência de granizo aos produtores via o BB. Conforme o presidente do Irga, Maurício Fischer, o documento prevendo a transação será enviado ao banco até o início da próxima semana. "Queremos beneficiar o produtor", assegurou o dirigente. Atualmente, o repasse ocorre para a conta de preferência do arrozeiro.

De acordo com Rocha, o impacto sobre a capacidade de pagamento do produtor também será revisto, já que estava impedindo a tomada de crédito. "O CMN votará, na semana que vem, alterações na classificação de risco", explica. O dirigente também pediu que o Banco do Brasil reveja o volume de verba destinada à safra 2007/08, que seria o mesmo do ano passado. Além disso, solicitou que o cálculo da capacidade de pagamento do produtor seja feito sobre R$ 22,00 a saca, e não R$ 20,00 como é hoje.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.