CI

Orizicultor fará protesto em Porto Alegre/RS

Objetivo é chamar a atenção quanto aos prejuízos da crise de preços


A semana será de intensa mobilização para os arrozeiros gaúchos, que preparam grande protesto em Porto Alegre nos dias 13 e 14, com direito a acampamento e carreteiro na Praça da Matriz. De acordo com o presidente da Federarroz, Renato Rocha, o objetivo é reunir 4 mil orizicultores, além de cem prefeitos de municípios produtores, para chamar a atenção quanto aos prejuízos da crise de preços. Eles defendem a criação de preço-meta, bloqueio às importações do Mercosul, congelamento de dívidas e redução de ICMS. "Nossos pleitos já foram encaminhados aos governos federal e estadual, mas ainda não tivemos retorno."


Foi solicitado ao secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, audiência com o governador Tarso Genro para o dia 13. Também haverá pressão junto a deputados estaduais e federais. No dia 14, estão sendo programadas reuniões na Conab/RS, Mapa/RS, Sema, Seapa, Sefaz, bancos e diretórios estaduais de partidos. Lobby é a palavra de ordem do momento, segundo Rocha. A estratégia de mobilização foi definida em assembleia promovida pela Federarroz no último sábado. Participaram cem produtores de 20 municípios.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.