CI

Orizicultores do Mercosul debatem a TEC

Além disso, a reunião vai discutir o aumento do consumo interno de arroz


O aumento da Tarifa Externa Comum (TEC) para o arroz importado de fora do Mercosul estará em pauta nesta sexta-feira (17-08), em Mercedes, na Argentina. Representando a cadeia produtiva gaúcha, o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, participará da reunião paralela a 5ª Jornada de Arroz e 2º Festival Provinciano do Arroz, promovido pela Associação Correntina de Plantadores de Arroz.

Segundo Fischer, assim como os produtores gaúchos, os argentinos e uruguaios também são favoráveis ao aumento da TEC. “Vamos discutir os pontos de convergência para buscar apoio desses países”, explica. A intenção é pressionar os governos para reverem a tarifa praticada e evitar a entrada de arroz de países terceiros, como Suriname e Guianas. “Verificou-se nos últimos meses a importação desses países, que até então não exportavam para o Brasil”, diz.

A reunião vai discutir, também, uma campanha para o aumento do consumo interno da Argentina e os subsídios praticados pelos Estados Unidos aos seus produtores. “Os produtores americanos conseguem colocar no mercado um produto bem abaixo do preço de custo em decorrência da ajuda financeira do governo ao setor, causando uma concorrência desleal”, frisa. As informações são da assessoria de imprensa do Irga.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.