Orizicultores vão à Brasilia encaminhar solicitações ao governo federal


Agronegócio

Orizicultores vão à Brasilia encaminhar solicitações ao governo federal

Por: -Admin
0 acessos

A cadeia produtiva do arroz esteve nesta quarta-feira (07-04) reunida na Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), enquanto representantes do setor encaminham pleitos aos ministros da Agricultura Roberto Rodrigues e do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, na capital federal.

As solicitações são o resultado da reunião ocorrida no dia 03 de abril, no Uruguai, onde foram buscadas soluções para estabilizar o preço do grão no Mercosul. Para que isso ocorra, é necessário que sejam abertos novos nichos de mercado no exterior. Nesse sentido, foi encaminhada solicitação ao Ministro Furlan de abertura de mercados, como Peru, para onde poderiam ser exportadas 300 mil toneladas, e para a Comunidade Européia, que no próximo dia 15 deve divulgar a lista de produtos a serem importados, onde cadeia do arroz pleiteia a inclusão de 50 mil toneladas do grão.

Na tarde desta quinta-feira, a comitiva de orizicultores se reunirá com o Ministro Roberto Rodrigues, onde buscará o seu apoio.Também participa de encontro com representantes do Brasil Rural, quando debaterão planilha de cálculo de custo de produção do arroz no país.

Segundo diretor da Farsul, Amilton Soares, será formado grupo de trabalho com os representantes do setor para percorrer o interior do Estado e promover a produção do grão para exportação. " Há certas exigências específicas de cada mercado importador, desde qualidade do grão a tipo de embalegem, mas a diversidade do arroz no RS é ampla e, com certeza atenderá a toda demanda", afirma Soares.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink