CI

Os 20 municípios brasileiros com maior plantel avícola em 2015

O levantamento envolve apenas os galináceos.


Extraída dos resultados da Pesquisa Pecuária Municipal de 2015, divulgada pelo IBGE no final de setembro passado, a tabela abaixo relaciona os vinte municípios brasileiros com os maiores efetivos avícolas em 31 de dezembro de 2015.

O levantamento envolve apenas os galináceos. Mas inclui em um mesmo dado frangos e frangas, poedeiras de ovos comerciais e matrizes de corte e postura. Daí estarem relacionados lado a lado municípios com diferentes vocações avícolas.

Uberlândia (MG), por exemplo, ocupa a primeira posição não só por seu plantel de frangos e poedeiras, mas também pelo plantel de matrizes de corte. Já Bastos (SP) – e também Santa Maria do Jetibá (ES) – se destacam pelos plantéis de poedeiras. Por fim, Rio Verde (Go) tem como destaque o plantel de frangos de corte.

De toda forma, é oportuno ressaltar que os números divulgados referem-se apenas ao plantel levantado no último dia de 2015. Portanto, em relação à produção de frangos, não refletem a posição real de cada município brasileiro, porquanto na data de realização do censo os frangos em criação estão restritos a aves com, no máximo, 6 a 7 semanas de idade.

Nesse levantamento, o IBGE detectou a existência de 1,332 bilhão de cabeças de galináceos, volume 0,9% maior que o apurado um ano antes, em 31 de dezembro de 2014.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.