Os impactos da falta de cálcio em citros
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,806 (4,73%)
| Dólar (compra) R$ 5,62 (-0,44%)

Imagem: Pixabay

NUTRIENTES

Os impactos da falta de cálcio em citros

Planta depende de grande quantidade de cálcio o que pode comprometer a cultura
Por: -Eliza Maliszewski
633 acessos

O cálcio é considerado um macronutriente fundamental nas culturas de citros, essencial em momentos estruturais e fisiológicos da planta. O citros é uma planta que absorve uma alta quantidade da cálcio, que influencia diretamente no número de frutos por planta, teor de suco, tolerância a doenças, assim como na melhor arquitetura da planta e aproveitamento de incidência solar.

O elemento vem em primeiro lugar para a planta, seguido de nitrogênio, potássio e fósforo. Segundo o engenheiro agrônomo e especialista agronômico em citros da Yara, Bruno Dittrich, a falta de cálcio no pomar impacta diretamente a produtividade, diminuindo a qualidade do fruto e deixando a planta mais sensível a doenças como o greening. “A convivência com a doença é um conjunto de estratégias de manejo e entre elas a nutrição tem importância fundamental. Para isso, o agricultor deve ter em mente que, por meio de uma nutrição adequada e demais estratégias de manejo, é possível produzir com viabilidade econômica mesmo em cenários adversos”, explica.

O fornecimento de cálcio na forma solúvel nos momentos de maior necessidade da planta, de acordo com os picos de absorção desse nutriente, é uma estratégia importante, pois esse é um nutriente imóvel no floema. “Esse manejo aumentará a quantidade de frutos por planta quando aplicado na fase pré-florescimento. Em sinergia com o boro melhorará a qualidade e teor de suco dos frutos ao ser aplicado na etapa de enchimento, fase em que o potássio também é muito importante”, destaca o profissional.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink