CI

Os próximos 10 dias ainda serão críticos

Chuvas seguem em situação de emergência climática, seguido de frio intenso



Previsão de médio prazo indica um cenário muito delicado sobre o Rio Grande do Sul Previsão de médio prazo indica um cenário muito delicado sobre o Rio Grande do Sul - Foto: Divulgação

A situação no Rio Grande do Sul é crítica e as projeções para os próximos dias ainda demandam muita atenção da população e dos tomadores de decisão do estado. Considerando a projeção de médio prazo, até pelo menos o dia 19 de Maio, ainda estão previstos mais de 300 mm em alguns pontos do nordeste do estado do Rio Grande do Sul.

Além disso, espera-se o avanço de uma massa de ar polar que deve trazer temperaturas de inverno para o estado na segunda semana do mês de maio.


Confira a sequência da previsão do tempo até o dia 19 de maio no estado do Rio Grande do Sul
 

Sábado (04/05)

As chuvas ainda devem persistir na metade norte do Rio Grande do Sul, com possibilidade de acumulados na ordem dos 50 a 70 mm em áreas já severamente afetadas pelas chuvas.


Domingo (05/05)

As instabilidades diminuem sobre o estado, mas ainda com possibilidade de acumulados variando entre  os 10 e 15 mm no decorrer do período, sobretudo em áreas da parcela central do Rio Grande do Sul. Essa condição é insuficiente para aliviar os níveis dos rios que ainda devem permanecem elevados 

 

Segunda-Feira (06/05)

O tempo deve limpar a metade norte do Rio Grande do Sul, mas uma nova frente fria se forma sobre o Uruguai, com possibilidade de chuvas intensas no país vizinho que devem atravessar a fronteira sul do estado gaúcho. Entretanto, áreas do sul do estado receberam menos chuvas ao longo dos últimos dias. Desta forma a situação não será tão crítica nessas áreas.

 

Terça-Feira (07/05)

A frente avança pelo sul do estado gaúcho, mantendo a possibilidade de chuvas volumosas na região de fronteira, com previsão de volumes na ordem dos 50 mm no decorrer do período. Contudo, a condição de tempo firme persiste sobre o meio norte do Rio Grande do Sul, possibilitando o avanço das operações de limpeza e levantamento de danos, além da redução dos níveis dos rios.

 

Entre Quarta (08) e Quinta-feira e (09/05)  

A frente fria deve avançar em direção ao centro-norte do Estado, com reforço nas instabilidades. Novamente, são esperados volumes de chuva acima dos 50 mm/dia, especialmente na quinta (09). Ao mesmo tempo que essa frente fria vem avançando, uma massa de ar mais frio e seco, adentra a metade sul do Rio Grande do Sul, prometendo uma sequência de tempo firme, com redução nas temperaturas, com  previsão de termômetros na casa dos 8 a 10°C no sul do Estado e até 15°C no centro-norte. 

 

Sexta-feira (10/05)

As instabilidades aliviam no estado, mas ainda assim há chances para chuvas, que segue como um grande desafio, pois limita as operações de recuperação e limpeza provenientes da sequência dos últimos dias. 

 

Sábado (11/05)

As chuvas devem persistir e ganhar intensidade com a passagem de um novo sistema de baixa pressão, trazendo novamente um cenário de precipitações intensas no estado gaúcho, sobretudo na metade sudeste do estado. Nesta rodada de instabilidades, as chuvas mais intensas devem ocorrer no sul do Rio Grande do Sul, enquanto áreas do norte devem seguir com o alívio das condições de tempo.

 

Domingo (12/05)

O sistema de baixa pressão deve se aprofundar, dando forma a uma nova frente fria, com um potencial ciclone associado que deve se formar na costa do Uruguai. Caso este cenário se confirme a previsão é condições de tempo adverso, com previsão de chuvas acima dos 100 mm no decorrer do dia.

 

Segunda (13) e Terça-Feira (14/05) 

As chuvas da frente fria devem ser impulsionadas pelo ciclone até a faixa central do estado. Paralelamente, este mesmo ciclone, contribui com o deslocamento de uma intensa massa de ar frio que está sobre a Argentina em direção ao sul do Brasil, o que pode promover o declínio acentuado das temperaturas já no período da tarde de segunda-feira ao sul do Rio Grande do Sul, com valores na ordem dos 10 a 13°C e madrugada de terça com temperaturas na casa dos 5°C no sul do estado.

 

Quarta-feira (15/05)

A frente fria continua com o seu deslocamento em direção ao norte, limpando o tempo no centro-sul do estado, e promovendo condições de chuvas volumosas no norte gaúcho e Santa Catarina. Porém, na quinta-feira espera-se a intensificação do frio no sul do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas devem beirar os 6°C pela manhã, seguindo um dia com baixas temperaturas.

 

Quinta-feira (16/05) 

A previsão indica a redução das chuvas sobre o estado do Rio Grande do Sul, mas a persistência do frio, que deve trazer temperaturas na casa dos 5°C no sul do estado, e valores entre os 12 e 15°C nas demais regiões.

 

Sexta-feira (17/05)

Um novo pulso de instabilidades deve se formar entre o Paraguai e Argentina, elevando as condições de chuvas sobre Santa Catarina, o que pode avançar para o norte do Rio Grande do Sul. No entanto, a previsão não indica volumes muito significativos se comparado ao registro da semana anterior. Já o frio deve persistir, mas sem incremento na intensidade.

 

Entre Sábado (18) e Domingo (19/05) 

As chuvas devem ocorrer na metade norte do Rio Grande do Sul, mas sem indicativos de grandes volumes. Já áreas do sul do estado seguem com o predomínio de tempo firme, embora algumas precipitações devem ocorrer de forma isolada e pontual, sem perspectivas de grandes acumulados. Já a massa de ar frio deve persistir, mantendo as temperaturas entre os 9 e 15°C no estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.