Os tomates devem ir para a geladeira?

Imagem: Eliza Maliszewski

ESTUDO

Os tomates devem ir para a geladeira?

Pesquisadores queriam ver se o armazenamento afeta o sabor
Por: -Leonardo Gottems
1585 acessos

Uma equipe de pesquisa da Universidade de Göttingen, na Alemanha agora investigou se há diferenças no sabor dos tomates maduros, dependendo de como eles são armazenados e considerando a cadeia de colheita da fazenda ao garfo. Não foram encontradas diferenças visíveis, mas a variedade de tomate é muito mais importante. Os resultados foram publicados na revista  Frontiers in Plant Science. 

Os pesquisadores tentaram estabelecer diferenças de sabor entre os tomates maduros e colhidos de uma cadeia comercial pós-colheita armazenada na geladeira (7 graus Celsius) ou à temperatura ambiente (20 graus Celsius). Pesquisadores da Divisão de Qualidade de Produtos Vegetais da Universidade de Göttingen analisaram os atributos relacionados ao sabor em novas linhagens de tomate, aproveitando a experiência de um "painel sensorial".  

O painel sensorial consistiu de avaliadores experientes e treinados que usam seus sentidos para perceber e avaliar as propriedades sensoriais dos produtos. Entre outros atributos, este painel examinou a notável doçura, acidez e suculência dos tomates. 

“É a variedade de tomate em particular que tem uma influência importante no sabor. Portanto, o desenvolvimento de novas variedades com um sabor atraente pode ser um passo para melhorar a qualidade do sabor do tomate ", diz Larissa Kanski, principal autora do estudo. “Quanto menor o período de armazenamento, melhor é o sabor e os atributos relacionados. No entanto, conseguimos demonstrar que, levando em consideração toda a cadeia pós-colheita, o armazenamento a curto prazo de tomates maduros na geladeira não afetou o sabor '', relata o professor chefe da divisão Elke Pawelzik. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink