CI

Outono quente na Europa torna lavouras mais frágeis a clima frio

Indicativos apontavam para fraca tolerância à geada na maior parte da UE


Indicativos apontavam para fraca tolerância à geada na maior parte da UE

Condições climáticas mais quentes que o normal em muitas partes da Europa deixaram lavouras de grãos expostas aos danos de um período de frio que pode chegar nesta semana ao leste da Europa, disse o serviço de monitoramento de safras da União Europeia MARS nesta segunda-feiras.

Indicativos apontavam para fraca tolerância à geada na maior parte da UE, exceto em algumas partes da Finlândia, Suécia e Países Bálticos, onde as safras de inverno estão em estado parcial ou avançado de endurecimento, disse o serviço MARS.

Endurecimento é o processo no qual cereais de inverno ganham tolerância à baixa temperatura para suportar condições congelantes que ocorrem durante o período de dormência de inverno.

"A atual situação é delicada, já que uma intrusão de ar frio poderia causar danos consideráveis provocados pela geada nas áreas caracterizadas pela ausência de cobertura de neve e baixa tolerância à geada de culturas de inverno", disse o serviço.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.