CI

Ovinocultura gaúcha foi o grande destaque dos debates do "Correio Rural"


O caminho de retomada da ovinocultura gaúcha foi o grande destaque dos debates do "Correio Rural" desse sábado, transmitido direto da Feovelha. Conforme o presidente da Comissão de Ovinos da Farsul, Glênio Prudente, a ovinocultura se consolida como importante atividade econômica. "A atividade teve altos e baixos, mas com a Feovelha deste ano mostra que vive um momento bom, com bons preços, que remuneram o vendedor, sem espantar o comprador". No entando, ele acredita que o processo de retomada existe, mas que o crescimento do rebanho ainda é muito lento. "É preciso elevar o índice de cordeiros viáveis, ainda mais que não temos mais como importar matrizes", avaliou.

O secretário da agricultura Odacir Klein, destacou a questão de mercado para a ovinocultura. "Depois de alguns anos de ovelhas magras, estamos encontrando um clima propício, com uma situação mercadológica muito boa, mas que precisa ser bem planejada". Para ele, as perspectivas do setor são "ótimas pois há demanda qualificada". O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), disse que os produtores deveriam agregar valor à ovelha, utilizando seu couro. "Pode ser de grande utilidade para a indústria calçadista".

O presidente da Emater, Caio Rocha, falou sobre as iniciativas da entidade no sentido de difundir tecnologia entre os produtores, integrando a ovinocultura com outras atividades como vitivinicultura e o reflorestamento. Também participaram do programa o prefeito de Pinheiro Machado, José Felipe da Feira, o presidente do sindicato rural do município, Gilson Mesko, o presidente da Arco, Paulo Schwab e o representante da Emater, Afonso Hamm.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.