CI

Ovo em abril e no 1º quadrimestre de 2018

Preço dos ovos nos primeiros meses do ano só começa a retroceder após o período de Quaresma


Habitualmente, o preço dos ovos nos primeiros meses do ano só começa a retroceder após o período de Quaresma. Mas na Quaresma de 2018, encerrada em 31 de março, o processo começou bem antes, em meados do mês. E em abril o processo apenas se acentuou. 

Para começar – e também ao contrário do que ocorre habitualmente – o período de pagamento dos salários (primeira quinzena do mês, quando as vendas se intensificam) passou em brancas nuvens para o setor, pois os preços vigentes, em vez de experimentarem valorização, apenas recuaram - semana após semana, sem interrupção.

Diversos fatores podem estar influenciando essa ocorrência. Mas a causa primeira está na alta expansão do alojamento de pintainhas de postura observado em 2017. Ele cresceu quase 14% no ano e seus efeitos (a produção de ovos daí decorrente) ocorre em momento de retração generalizada no consumo.

Não fosse isso suficiente, também desaba sobre o setor, neste instante, um dos desdobramentos da perda (parcial) do mercado externo da carne de frango. Forçada a reduzir rapidamente sua produção, a avicultura de corte só tem como saída imediata a comercialização dos ovos férteis não incubados.

Esse efeito, tudo indica, tende a ser superado no curto prazo, pois vem ocorrendo um maciço descarte de matrizes pesadas, fato indicado pela evolução dos preços no mercado de descartes. Mas ainda que a concorrência futura seja menor, os desafios tendem a permanecer, porquanto a maior parte do aumento no alojamento de pintainhas de postura, no ano passado, esteve concentrada no segundo semestre do ano. 

Mas, voltando aos preços de abril, eles foram um quarto menores que os registrados um ano atrás, no mesmo mês. Isto, em condições de produção totalmente contrárias, ou seja, com um acréscimo bastante significativo nos custos de produção. E enquanto os custos continuaram aumentando, o preço médio de abril retrocedeu mais de 14% em relação ao mês anterior. 

Já a média registrada no primeiro quadrimestre de 2018 – R$67,93/caixa para cargas fechadas comercializadas no atacado da cidade de São Paulo – vem correspondendo ao menor valor dos últimos três anos. E embora ainda tenhamos dois quadrimestres à frente, dificilmente essa situação será revertida. Ou seja: para o setor de postura, 2017 vai deixar muita saudade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.