Ovo x Milho: relação de troca foi desfavorável ao avicultor no primeiro semestre
CI
Agronegócio

Ovo x Milho: relação de troca foi desfavorável ao avicultor no primeiro semestre

Primeiro semestre do ano fechou em condições desfavoráveis ao avicultor
Por:

O primeiro semestre do ano fechou em condições desfavoráveis ao avicultor de postura na relação de troca para adquirir uma tonelada de milho, principal matéria-prima utilizada na alimentação das aves.

A curva mensal do primeiro semestre – gráfico abaixo – demonstra que neste ano a evolução da relação de troca mensal é bem parecida com a do ano passado, porém, necessitando de uma quantidade um pouco maior de ovos para adquirir a mesma quantidade de matéria-prima.

Neste ano, o setor de postura necessitou, em média, de 9,8 caixas de ovos para adquirir a tonelada de milho, queda anual de 9,53% no poder de aquisição do avicultor pois no primeiro semestre do ano passado a necessidade foi de 8,9 caixas, Mas pelo menos em relação à média semestral do último quadriênio quando o setor dispôs de 11,0 caixas de ovos para adquirir o produto, a melhora no poder de compra ficou bem próxima de 11%. 

No ano passado o poder de compra do avicultor no bimestre jul-ago foi um dos melhores do ano. Nesse ano, se o preço do milho permanecer próximo do atualmente praticado (R$26,00) e a caixa de ovos ao produtor em R$54,00, a relação de troca será de 8,0 cx. de ovos e terá uma melhora acentuada se aproximando dos preços praticados em julho do ano passado quando foi de 7,7 cx. de ovos. 

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink