CI

Ovos: plantel de galinhas em produção apresenta redução nos próximos meses

Os produtores de ovos investiram fortemente no alojamento de poedeiras comerciais até outubro do passado


Foto: Marcel Oliveira

Os produtores de ovos investiram fortemente no alojamento de poedeiras comerciais até outubro do passado vislumbrando crescimento no consumo interno bem como oportunidades no mercado externo.

O resultado foi um plantel de galinhas em produção de ovos brancos e vermelhos acelerado a partir do segundo semestre do ano passado e que adentrou este início de ano. Nesse sentido, o primeiro trimestre de 2021 aponta índice de crescimento anual superior a 10,5%.

Infelizmente, a alta acelerada das matérias-primas, milho e farelo de soja, desde o segundo semestre do ano passado tirou completamente a sustentação da atividade que passou a ser extremamente onerosa, obrigando os produtores a diminuir os alojamentos mensais a partir de outubro visando encontrar o necessário equilíbrio. De toda forma, o impacto desse menor alojamento começa a fazer efeito somente a partir de abril próximo.

Mas, embora o plantel de galinhas em produção apresente queda acentuada somente a partir de maio, é certo que o volume do primeiro trimestre é bem inferior aos apresentados devido aos descartes antecipados que foram efetuados no período. E isto não por um desejo do Produtor e sim, por uma imposição do mercado, visto que os custos de produção permanecem muito acima do que eles seguem recebendo na comercialização do seu produto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.