CI

Ovos: poder de compra significativamente abaixo do ano passado

Neste início de fevereiro os produtores de ovos comerciais vão conseguindo melhorar preços


Foto: Marcel Oliveira

Neste início de fevereiro os produtores de ovos comerciais vão conseguindo melhorar preços e diminuir um pouco mais a enorme diferença para o custo de produção. Sem poder contar com informações sobre custo de produção, o acompanhamento de preços da caixa de ovos brancos em comparação com as matérias-primas básicas utilizadas na alimentação do plantel avícola - milho e farelo de soja - contribuem com essa constatação.

Enquanto neste início de fevereiro o preço médio da caixa de ovos obteve aumento de 14% sobre o mesmo período do ano passado, o milho apresenta expressivo aumento de 56,5% e o farelo de soja de exorbitantes 119%.

O significado disso é uma queda relevante no poder de compra do produtor de ovos: enquanto em 2020 a comercialização de uma caixa de ovos possibilitava adquirir 98,4 kg de milho e 66,4 kg de farelo de soja, neste ano adquire apenas 71,7 kg de milho e 34,5 kg de farelo de soja.

Como são os itens de maior peso no custo de produção, é certo que será preciso grande esforço e valorização de preços para que os avicultores de postura comercial consigam recuperar a saúde financeira de suas empresas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.