Ovos: varejo paulistano mostra evolução de preços inferior a 2016

Ovos

Ovos: varejo paulistano mostra evolução de preços inferior a 2016

Preço do ovo tem evoluído bem menos que o das carnes bovina e de frango junto ao consumidor
Por:
32 acessos

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP - órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, através da sua diretoria de Estudos e Pesquisas, o preço do ovo tem evoluído bem menos que o das carnes bovina e de frango junto ao consumidor.

Tendo como base de comparação o preço médio anual do produto em 2016, a dúzia de ovos em janeiro último atingiu involução de 5% na capital paulistana. Ou seja, o consumidor adquiriu o produto por valor inferior ao alcançado em 2016. 

As outras duas carnes tiveram melhor andamento e alcançaram evolução positiva: a carne bovina evoluindo cerca de 8% e a carne de frango 7% no período analisado. Nesse sentido, o item ovos utilizado como ‘mistura’ no prato do consumidor tem sido mais acessível que as carnes.

Na pesquisa efetuada pelo Procon, os itens citados fazem parte de um grupo denominado Alimentação composto por 28 produtos que, nesse período, evoluiu perto de 4%. Pelo gráfico se verifica que os momentos de forte evolução nos índices de ovos acontecem próximos e no decorrer do período quaresmal. Entretanto, ano passado, após a greve dos caminhoneiros ocorrida no último decêndio de maio e que afetou o abastecimento junto aos consumidores, também houve forte reação dos preços, permitindo evolução de 10% no mês de junho. Porém, passado esse momento de desabastecimento os preços passaram a cair, ininterruptamente.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink