PA: Emater qualifica técnicos para ampliar acesso a crédito agrícola em Irituia
CI
Agronegócio

PA: Emater qualifica técnicos para ampliar acesso a crédito agrícola em Irituia

Por:
Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), que atuam no Escritório Regional de São Miguel do Guamá, participam de uma capacitação no município de Irituia, no nordeste do Estado, destinada à adequação e à confecção de planilhas para acesso a créditos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A capacitação conta com a parceria de técnicos do Banco do Brasil. O Escritório Regional de São Miguel do Guamá congrega 13 municípios do nordeste paraense.


Técnicos da Emater e do BB também discutiram a renegociação de dívidas dos agricultores familiares com a instituição. Segundo dados da Emater, pelo menos 6% dos agricultores familiares do município (do total de 120) têm dívidas com o Banco do Brasil.


O engenheiro agrônomo Wildson de Moraes, da Emater, disse que, apesar de o número de agricultores com dívidas em Irituia parecer pequeno, a inadimplência tem inviabilizado a liberação de crédito para novos projetos. “O agente financiador não faz liberação de novos créditos, mesmo que o agricultor-beneficiário não esteja em débito, porque o banco avalia a dívida no município”, informou o engenheiro. Atualmente, apenas as renovações de crédito com o Banco da Brasil estão sendo realizadas em Irituia, beneficiando, até agora, 20 projetos em execução no município.


Para resolver o problema, a Emater tem procurado conversar com cada agricultor inadimplente. “Fazemos esse trabalho mesmo tendo identificado que a maioria dos credores não teve seus projetos elaborados pela Emater”, ressaltou Wildson de Moraes.

Ainda neste ano, a Emater pretende intermediar o financiamento para 70 agricultores, com créditos estimados em R$ 1 milhão. Os projetos já estão prontos e contemplam áreas como citricultura, bovinocultura e mandiocultura. Irituia tem um dos maiores potenciais produtivos de mandioca. 

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.