CI

Padrão, sim. Burocracia desnecessária, não - Por Luiz Marins

Administrar pela exceção é um perigo!


Uma empresa deve ter diretrizes, normas e padrões  claros para que possa, de forma organizada, cumprir bem o seu papel de produzir produtos e serviços de qualidade para o mercado. 

Sem padrões claros e objetivos a empresa poderá se tornar uma babel, cada um fazendo as coisas de forma atabalhoada e sem qualidade consistente.

Esses padrões servem para dar segurança aos colaboradores, clientes e fornecedores que terão maior confiança em suas atividades e relacionamentos. 

Os padrões servem também para garantir uma imagem de coerência e continuidade. As pessoas poderão mudar, mas o padrão garantirá a qualidade e a excelência nos produtos e serviços. 

Assim, é essencial que uma empresa ou organização tenha padrões claros, conhecidos e respeitados por todos os colaboradores.

Conheço, no entanto, muitas empresas que confundem padronização com burocracia desnecessária.

O excesso de burocracia, ao contrário de uma padronização inteligente, impede a boa qualidade e boa prestação de serviços. 

O excesso de normas e regulamentos desnecessários, irrita colaboradores, clientes e fornecedores e compromete o relacionamento saudável com o mercado.

Conheço empresas que criaram burocracia desnecessária a partir de um caso concreto que deveria ter sido tratado como exceção e não como regra. Por causa de um caso ocorrido, se criam controles e mais controles, papeis e mais papeis, relatórios e mais relatórios. 

Administrar pela exceção é um perigo!

Conheci uma empresa que em 20 anos nunca teve um problema de desvio. Por causa de um funcionário que cometeu um delito, criaram-se dezenas de controles sem nenhum sentido prático para o dia a dia, o que tornou o relacionamento com clientes uma tarefa difícil, burocrática e geradora de irritações e conflitos com grandes danos à empresa.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.