CI

Pães caseiros elaborados por clubes de mães de Encantado fazem sucesso durante a Suínofest

Um dos espaços que mais tem chamado a atenção dos visitantes da Suinofest foi os clubes de mães para a elaboração de pães caseiros.


Um dos espaços que mais tem chamado a atenção dos visitantes que passam pelo parque João Batista Marchese, por ocasião da 15ª edição da Suinofest, que iniciou no último final de semana, em Encantado, foi aquele onde estavam posicionadas as integrantes dos clubes de mães para a elaboração de pães caseiros. Quem circulava pelo local - que fica junto ao espaço em que estão as agroindústrias - era atraído pela movimentação das envolvidas no trabalho, que recebiam a todos de maneira animada, oferecendo a oportunidade de compra de pão quentinho, macio e feito na hora.

A ação do último final de semana foi organizada com o apoio do Clube de Mães Cultivamos a Alegria, de Linha Argola, uma das seis entidades que completa, em 2016, meio século de existência, no município. De acordo com a presidente, Juvila Fachini Salton, a comercialização de pães caseiros durante a Suinofest iniciou há cerca de quatro anos. "De lá para cá, a resposta do público tem sido muito satisfatória, com a procura sendo ampliada a cada ano", ressalta. 

Ao ser perguntada sobre os valores obtidos com a venda, a tesoureira do clube Ivanir Agostini ressalta que, o que vale mesmo, nesse momento, é fazer aquilo que gosta. "Claro que ter o respaldo do público, ver o produto saindo e sendo recebido por todos com carinho é muito bom", observa. Um dos destaques do estande também é a mostra e comercialização de pães no formato de suínos, o "Buti", como é chamado o símbolo da festa. "Estes são elaborados pelas nossas parceiras do clube de mães Unidas Trabalharemos, que os enviam para cá", explica Juvila.

A atividade tem o apoio da Emater/RS-Ascar e do Moinho Sangalli, que forneceu para esta edição cerca de 350 quilos de farinha de trigo. A extensionista da Emater/RS-Ascar Andreza Girelli salienta que os pães são feitos da forma mais artesanal possível, sendo assados sobre palha de milho, em forno a lenha, e com as mulheres sovando a massa à mão, o que exige muita força. "A ação tem como principal objetivo resgatar a cultura local, que aos poucos vai sendo esquecida", destaca. "A produção dos pães no local do evento, permitindo ao visitante acompanhar todas as etapas da produção, e ainda podendo levar para casa o pão recém saído do forno, não deixa de ser uma maneira de colaborar para que esta atividade se mantenha viva", completa.

A Suinofest segue de sexta-feira a domingo (10 a 12/06) com diversas atrações. Os pães serão elaborados no sábado e no domingo pelo clube de mães Alegria de Viver, do bairro Jardim da Fonte. Já os "Buti" serão feitos pelas integrantes do clube de mães Amor Perfeito, da Barra do Guaporé. Mais informações podem ser obtidas no escritório municipal da Emater/RS-Ascar, pelo telefone (51) 3751-1707, ou no site www.suinofest.com.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.