CI

Painel internacional reúne cientistas em debate sobre a Amazônia

O painel é uma iniciativa global das Nações Unidas em parceria com a Rede de SDSN e a Academia Brasileira de Ciências


Foto: Pixabay

Com objetivo de gerar informações para uma avaliação científica rigorosa do estado dos ecossistemas da região amazônica, na quinta-feira (3) acontece o Painel Científico para a Amazônia (SPA), realizado pela plataforma online Go To Webinar. O fórum de discussões é permanente e conta com a participação de 140 cientistas de nove países, dentre eles Judson Valentim, pesquisador da Embrapa Acre.

“Vamos avaliar também a tendência de desenvolvimento e as implicações a longo prazo para o bem estar da população e dos ecossistemas da região, além de explorar oportunidades e as opções de políticas que permitam conciliar o processo de desenvolvimento sustentável com a conservação dos recursos naturais”, afirma o pesquisador. 

O painel é uma iniciativa global das Nações Unidas em parceria com a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN) e a Academia Brasileira de Ciências. A ideia do Fórum teve início em uma reunião em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, em setembro de 2019, com participação de 40 pesquisadores do Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia e outros países amazônicos e a Guiana Francesa.  

Judson Valentim participa de dois tópicos do painel, sendo um sobre processos econômicos que foram os principais motores para o desenvolvimento da Amazônia entre o século XVIII e XX. O segundo tópico tem o objetivo de apontar quais as soluções e opções de restauração econômica e aumento da produtividade das áreas desmatada da Amazônia como alternativa para promover o desenvolvimento e ao mesmo tempo reduzir o desmatamento. 

“Um tópico é muito focado em fazer análise histórica, avaliando todo processo da extração da borracha, desde a descoberta até o aumento da importância econômica mundial, e sobre as novas políticas que promoveram uma mudança na economia da região amazônica. O outro busca apontar caminhos futuros para a questão do desmatamento da Amazônia e produtividade comercial dessas áreas degradadas”, afirma Valentim. 

A participação da Embrapa no Painel envolve pesquisadores de diversas unidades, convidados para colaborar com a iniciativa em conjunto com outros cientistas do mundo. A empresa contribui com desenvolvimento de tecnologias como fontes de solução para inovação que podem ser utilizadas tanto em áreas florestais quanto na conversão de áreas para a produção agropecuária na Amazônia. 

Serviço 

Que: Live “SPA Webinar: Solutions to Scale Green Sustainable Development in the Amazon”

Onde: Go To Webinar

Quando: 3 de setembro 

Hora: 11h às 12h (Horário de Brasília) 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.