CI

País espera decisão russa sobre embargo


Os exportadores de carnes e o governo brasileiro esperam que a Rússia dê um parecer esta semana sobre o embargo ao produto nacional, que já dura mais de dois meses e foi motivado pelo registro de um foco de aftosa em Careiro do Várzea (AM). Só Santa Catarina pode embarcar carnes para o mercado russo, já que no dia 16 de novembro, o embargo ao Estado foi suspenso. A missão de técnicos russos que esteve no país visitando a região afetada pela doença e verificando o sistema de controle sanitário no Brasil, há duas semanas, fez um relatório sobre a viagem, e o documento seria favorável ao país, de acordo com fontes do setor exportador brasileiro.


"O relatório foi positivo para a liberação das carnes e esperamos uma resposta esta semana", comentou Cláudio Martins, diretor-executivo da Abef (reúne exportadores de frango). O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Maçao Tadano, não comentou o relatório, mas afirmou que a reação da missão ao que viu durante as visitas foi "positiva". Ele disse que o relatório dos técnicos deve ser entregue às autoridades russas entre "terça e quarta-feira", ou seja hoje e amanhã.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.