CI

País vai abater 3 mil suínos por doença

Vinte e dois porcos já foram sacrificados em esforços para conter o surto


Foto: Pixabay

A Peste Suína Africana (PSA) chegou a mais um país da Ásia. A Malásia, no Sudeste do continente, planeja abater 3 mil porcos selvagens e domésticos após um surto da doença em javalis e porcos de quintal, na ilha de Bornéu.

Segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) a doença foi detectada em pelo menos 300 porcos em três distritos (Pitas, Kota Marudu e Beluran) após a morte de um javali no mês passado.

Vinte e dois porcos já foram sacrificados em esforços para conter o surto. “Estima-se que haja cerca de 2.000 porcos em Pitas e cerca de mil porcos selvagens barbudos em um raio de 50 km (31 milhas). Todos esses animais terão que ser sacrificados ”, disse Kitingan, que também é ministro da Agricultura e Pesca, à Reuters.

A PSA é mortal para os porcos, mas inofensiva para os humanos, representa uma ameaça aos estoques de alimentos. A China, o maior produtor mundial de carne suína, relatou novas variantes da peste suína africana na semana passada, mutações naturais no vírus que devastou o rebanho de suínos da China durante 2018 e 2019 e que continua a matar porcos.

A Malásia é compradora de carne suína do Brasil, além de frango e, mais recentemente, de gado vivo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.