CI

Países abatem aves para conter gripe aviária

Uma série de surtos de gripe aviária foram relatados na Ásia e Europa


Foto: Pixabay

O governo do Vietnã anunciou nesta segunda-feira (8) que teve que abater mais de 100 mil aves neste ano em uma tentativa de conter a propagação da gripe aviária no país. Foram relatados surtos das cepas altamente patogênicas da gripe aviária H5N1 e H5N6 em 14 províncias.

“O risco de os surtos se espalharem em maior escala é muito alto”, disse o comunicado. O Vietnã tem um bando de aves de criatório de cerca de 460 milhões de aves, e surtos de gripe aviária em pequena escala ocorreram esporadicamente no país nos últimos anos.

Outros países pelo mundo também vivem o problema. A Bulgária vai abater cerca de 160 mil patos. O surto ocorreu em duas fazendas do mesmo proprietário na cidade de Slaviyanovo, onde a doença já havia sido registrada em uma fazenda com mais de 99 mil galinhas recentemente. A Agência de Segurança Alimentar disse que não há ligação entre as granjas de patos e a unidade onde foi registrado o surto anterior e apelou aos fazendeiros da região para que mantenham as aves dentro de suas instalações.

Uma série de surtos de gripe aviária foram relatados na Alemanha e em outras partes da Europa nos últimos meses, com suspeitas de que aves selvagens estariam espalhando a doença. Na França cerca de 2 milhões de patos e outras aves tiveram que ser abatidos até o momento e são mais de 400 focos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.