CI

Países africanos procuram soluções para combater lagarta

A adequação ambiental do mapeamento de pesquisa mostra que grandes áreas da Ásia são altamente adequadas para lagarta-do-cartucho.


Os países africanos começaram a buscar alternativas de menor risco para combater as lagartas que estão prejudicando a produção agrícola do continente, principalmente a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda). De acordo com um artigo de autoria da Dra. Melanie Bateman, da Universidade de Neuchâtel, na Suíça, a situação preocupa. 

“A lagarta-do-cartucho foi anteriormente encontrada apenas nas Américas. Mas em 2016 apareceu na África Ocidental e agora é encontrada em mais de 40 países na África tropical e do sul. Também foi recentemente relatado na Índia. A adequação ambiental do mapeamento de pesquisa mostra que grandes áreas da Ásia são altamente adequadas para lagarta-do-cartucho. Isso inclui partes da Índia e da China, o segundo maior produtor mundial de milho”, diz o texto. 

De acordo com ela a praga representa uma ameaça à segurança alimentar e seu impacto no milho pode devastar a subsistência de dezenas de milhões de agricultores afetados. Estimativas recentes sugerem que a potencial perda de rendimento devido à lagarta-do-cartucho em 12 dos principais países africanos produtores de milho seria enorme.  

“Os dados mostram que entre 4 milhões e 18 milhões de toneladas poderiam ser perdidas por ano, de uma produção total esperada de 39 milhões de toneladas. O custo econômico é estimado em US $ 1-4,6 bilhões por ano. Para proteger seus suprimentos de alimentos, os países afetados da África estão implementando medidas emergenciais de larga escala para controlar a lagarta-do-cartucho. Muitos deles se concentram na ampla distribuição e uso de pesticidas.”, indica a especialista.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.