CI

Países do Cone Sul discutem pecuária sustentável

Tema será foco de encontro da 11ª reunião da Codegalac realizada em Buenos Aires


Discutir políticas de fomento ao desenvolvimento da pecuária sustentável nos países do Cone Sul – Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai – é o objetivo da 11ª reunião da Comissão de Desenvolvimento Pecuário para América Latina e Caribe (Codegalac), conselho ligado à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Márcio Portocarrero, representa o governo brasileiro no encontro, que será de 16 a 18 de novembro, no Ministério da Agricultura da Argentina, em Buenos Aires.

Ações de manejo responsável do setor pecuário na América Latina, a redução do impacto ambiental, a recuperação de áreas e o fortalecimento da saúde animal e da pecuária sustentável são alguns dos pontos que serão discutidos na reunião. Para o secretário, também é preocupação da comissão o impacto da atividade pecuária no meio ambiente. “Os efeitos das mudanças climáticas e da degradação de recursos naturais são prioridades na pauta de debates”, destaca.

No Brasil, o recém-lançado Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) prevê investimentos de R$ 2 bilhões na adoção de práticas sustentáveis no campo, como o plantio direto, que dispensa o revolvimento do solo com grades e arados, com a semeadura direta na palha da cultura da safra anterior. Esse procedimento preserva os nutrientes do solo e aumenta a produtividade da lavoura. Com o ABC, o Ministério da Agricultura pretende ampliar, em dez anos, a área atual com uso da técnica em oito milhões de hectares, passando de 25 milhões para 33 milhões de hectares.

Segundo Portocarrero, o setor pecuário contribui para a segurança alimentar e redução da pobreza. “Políticas públicas que beneficiem produtores familiares, assistência técnica, capacitação e acesso a novos mercados são fundamentais para o desenvolvimento do setor”, diz. Ele informa ainda que a reunião resultará em documento com as recomendações dos países membros e a possibilidade de iniciativas conjuntas para discussão nos próximos encontros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.