CI

Palestra aborda o uso ético de animais em pesquisas

O evento é aberto ao público e acontece às 19h, no Tribunal do Júri da Faculdade Cathedral


A Embrapa promoverá nesta segunda-feira, dia 20/02, a palestra ‘Normativas sobre o uso ético de animais em experimentação’, ministrada pelo pesquisador Rui Machado, Chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste e representante do CONCEA - Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal. O evento é aberto ao público e acontece às 19h, no Tribunal do Júri da Faculdade Cathedral.

A temática da palestra envolve o atual momento de adequação à normatização pelas instituições que utilizam animais para ensino ou experimentação científica no Brasil. A Embrapa Roraima, sendo uma dessas instituições, consolidou em 2016 sua Comissão de Ética para o Uso de Animais (CEUA), que tem a finalidade de examinar previamente os protocolos aplicáveis aos projetos de pesquisa científica com animais e sua compatibilidade com a legislação vigente. Atualmente a Unidade realiza estudos com peixes e ovinos da raça barriga-negra em sua Sede e Campos Experimentais.

Para o veterinário e responsável pela CEUA da Embrapa Roraima, Carlos D’Alencar, é importante que sejam respeitadas as regras para vigilância das atividades científicas, uma forma de promover a segurança e bem estar dos animais. “É uma grande satisfação trazermos ao Estado um dos representantes do CONCEA, órgão maior de normatização, que trará informações e esclarecimentos importantes sobre a aplicação da legislação às instituições que desenvolvem trabalhos com animais em Roraima”, comenta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.