CI

Palestra técnica marca entrega de sementes de milho troca-troca em Fagundes Varela

Palestra sobre manejo da lavoura de milho para altas produtividades, ministrada pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar João Villa


A palestra sobre manejo da lavoura de milho para altas produtividades, ministrada pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar João Villa, na última quinta-feira (30/08), na sala do complexo de obras, junto à Prefeitura, em Fagundes Varela, marcou a entrega das sementes do programa milho troca-troca da safra 2018/19. 

Villa abordou diversas tecnologias de baixo custo que, por vezes, são deixadas de lado, mas que podem otimizar o cultivo de milho, dentre elas, a profundidade de sementes recomendada, a população de plantas de acordo com cada variedade de milho e o manejo da fertilidade química, física e biológica, através do incremento de matéria orgânica e adubação correta com análise de solo. O engenheiro agrônomo também destacou o controle biológico das lagartas com o uso da vespa trichogramma, que permite um controle eficiente, de baixo custo e sem prejudicar outros insetos benéficos à cultura. Finalizando, Villa salientou a possibilidade da armazenagem dos grãos na propriedade, com a construção de um silo secador de grãos a ar forçado, de alvenaria, com baixo custo, desenvolvido pela Emater/RS-Ascar. 

Os participantes também receberam uma relação das características agronômicas das variedades disponíveis esse ano no programa, encomendadas por eles, com informações detalhadas sobre cada variedade. De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, há um grande potencial para melhoria da produtividade de milho no município, que pode ser alcançado facilmente se as informações e orientações deste dia forem colocadas em prática. 

O evento reuniu cerca de 30 agricultores, entre beneficiários e não beneficiários do programa. A prefeita de Fagundes Varela, Cláudia Moreschi Tomé, destacou a boa participação dos agricultores fagundenses, que estão na busca de conhecimentos para melhorar a produção agropecuária das famílias fagundenses. Após a palestra, foi feita a entrega das sacas de sementes aos beneficiários. Este ano, cerca de 100 sacas de sementes foram encomendadas no município através do troca-troca de sementes. O evento foi uma promoção da Prefeitura de Fagundes Varela, através da Secretaria de Agropecuária e Emater/RS-Ascar. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.